Iniciativa Tormenta RPG – Genasi

Nem tentem chamar o Capitão Planeta...

Depois de algumas semanas sem material para o meu, o seu, o nosso querido Tormenta RPG da Jambô, passei o carnaval desenvolvendo mecânicas bacanas e eficazes para adaptar os Genasi, raça elemental de Forgotten Realms, para o jogo dos “Trios”.

Alguém pode me perguntar: “Mas porquê adaptar esse troço, se nem existem em Arton?”

Resposta 1: O próprio Cassaro tá cansado de dizer que Arton não é um lugar “fechado”; Várias raças estranhas e/ou únicas desembarcam todos os dias através de portais. Além do quê, ele também diz (acertadamente) que o mestre tem a palavra final sobre qualquer coisa em sua própria campanha.

Resposta 2: Eu utilizo Forgotten Realms em minhas campanhas. Eu utilizo Genasi em minhas campanhas. Então esse post, como a maior parte dos posts aqui do ZUADA!, é feito PARA MIM. Mas como eu não sou egoísta, compartilho com vocês!

Escolhi a mecânica dos Genasi do D&D 4E, que encontrei  no Blog do Leygun. O motivo disso é simplesmente gosto pessoal: Eu achava aqueles Genasi do FR 3ª edição muito sem sal…

Chega de papo! Vamos aos Genasi!

__________________________________________________________________________________

Genasi

A fúria do Fogo; A paciência da Terra; A teimosia da Água; A impetuosidade do Ar; Todas essas características são inerentes aos Genasi, fruto da união entre humanos – ou outras raças humanóides –  e os Gênios – criaturas elementais poderosíssimas. Apesar de não terem tantos poderes quanto os seus pais extraplanares, os Genasi certamente se sobressaem entre outras raças mais ortodoxas.

As características de um Genasi dependem de qual Gênio ele é descendente. Os gênios correspondentes a cada elemento são Ifrit (Fogo), Marid (Água), Djinn (Ar), e Dao (Terra).

Personalidade – Os Genasi do Fogo geralmente são destrutivos e apaixonados pelo poder; Os Genasi da Água são persistentes e determinados; Os Genasi do Ar costumam ser os mais alegres e companheiros, enquanto os da Terra são os mais introspectivos e comedidos.

Aparência – Eles tanto podem não aparentar nenhuma diferença da raça não-mágica de um de seus descendentes, e ser indistinguível de um humano, elfo ou anão comum; Ou podem ser visivelmente diferentes, como ter uma pele azul, ou olhos vermelhos. Alternativamente, eles podem ter apenas uma pequena característica do elemento que representa, quase imperceptível à leigos – como um cabelo que está sempre ondulando mesmo sem vento, ou feito de rocha!

Relações – Genasi costumam se dar bem com Humanos e Elfos – Já que é maior o número de cruzamentos de Gênios com essas raças. Meio-Elfos são bons companheiros que também conhecem o que é pertencer a duas raças ao mesmo tempo; Halflings são considerados engraçados, e Anões são apreciados como amigos principalmente pelos Genasi da Terra.

Tendência – Devido à sua herança Elemental, Genasi do Fogo e do Ar geralmente são Caóticos: é impossível prever esses elementos. Genasi de elementos mais “previsíveis”, como Terra e Água, costumam ser neutros, mas isso não é uma regra absoluta. É raro um Genasi Leal.

No eixo moral, não há nenhuma restrição, embora eles tendam à neutralidade.

Terras dos Genasi – Essa raça geralmente habita as terras onde os Gênios atuam com mais força, mesclando-se à população e sendo aceitos na comunidades sem (muitas) ressalvas. Em países onde os Gênios são desconhecidos, eles são muitas vezes discriminados, devido à sua aparência exótica. Genasi não formam grandes comunidades.

Religião – Favorecem os aspectos elementais que os representa, embora muitos não sigam essa norma e por vezes escolhem outros deuses para adorar. Um Genasi NUNCA será adorador de um deus que represente o elemento oposto ao seu: Para eles, isso é o mesmo que ser heterossexual e se relacionar alguém do mesmo sexo!

Nomes – São geralmente inspirados em nomes árabes, mas alguns podem ser nativos de outros planos; Tudo depende de QUAL dos pais vai batizar a criança! Nomes Masculinos: Emere, Garel-kai, Jett, Kaddim- Sul, Ki-amar, Mariz, Sardis, Sha-karn, Yuriel, Zan-kyri. Nomes Femininos: Ashar, Gwind, Len-jes, Jenda-shan, Jerra, Mai-sal, Mara-kai, Nari-lana, Sonliin, Valandra, Vanri.

Aventuras – Por conta de seus poderes incomuns, os Genasi são facilmente atraídos para a vida de aventuras; Suas motivações podem variar desde auto-aperfeiçoamento, sede de poder, ou busca por conhecimento sobre sua condição (ele pode, por exemplo, querer descobrir seu pai ou mãe Gênio).

Traços Raciais

• +2 em Inteligência, +2 em um segundo atributo, favorecido pelo seu elemento; Genasi são naturalmente inteligentes, e seu elemento molda seu corpo e possibilidades de acordo com suas capacidades. Dependendo de seu elemento, escolha um atributo para receber o bônus:

Fogo: Constituição ou Carisma

Ar: Carisma ou Destreza

Água: Destreza ou Força

Terra: Força ou Constituição

• Tamanho Médio

• Recebe Conhecimento (arcano) como perícia treinada gratuitamente. Além disso, escolha uma perícia como treinada gratuitamente, entre as seguintes:  Sobrevivência, Cura ou Atletismo.

• Recebe um bônus racial de +1 em uma das três resistências – Fortitude, Reflexos ou Vontade.

• Os Genasi recebem poderes de acordo com o elemento patrono. Esses poderes podem ser usados uma quantidade de vezes por dia igual à metade do nível do Genasi (mínimo 1), e são uma pequena amostra de como o sangue Elemental que corre em suas veias é capaz de influenciar o ambiente.

Pulso de Fogo: Caso um inimigo acerte um ataque corpo a corpo, o Genasi libera uma onda de fogo que o acerta em retribuição. Essa onda causa 1d6 + metade do nível de dano por fogo, e o atacante tem direito a um teste de Reflexos  (CD=15+metade do nível do Genasi) para tentar receber apenas metade do dano.

Terremoto: Ao bater os pés ou as mãos com força no chão, o Genasi gera um pequeno tremor ao redor de si, derrubando qualquer um que esteja adjacente, seja amigo ou inimigo. Esse poder não deixa o Genasi desprevenido, e os afetados tem direito a um teste de Fortitude com CD = 10 + nível do Genasi para continuar de pé. Criaturas voadoras, espíritos ou outras criaturas que não precisem ficar de pé (ou que não possam efetivamente “cair”) não são afetadas.

Corrente Veloz: Deixando sua forma tão fluida quanto a água, o Genasi pode se mover ignorando terrenos acidentados, espaços apertados, e é capaz de atravessar espaços ocupados por inimigos, sem ficar desprevenido ou sofrer ataques de oportunidade (se essa regra estiver sendo usada). Além disso, ele ganha a capacidade de respirar debaixo d’água, e pode passar por lugares que normalmente causam dano – como um chão cheio de brasas, ou um corredor de espinhos. Cada uso desse poder dura uma rodada.

Andarilho do Vento: Invocando o poder das correntes de vento, o Genasi é capaz de levitar no ar por alguns instantes. Dessa forma, ele pode se mover seu deslocamento, e evitar obstáculos naturais como precipícios e fossos (mas continua fornecendo ataques de oportunidades). Cada uso desse poder dura uma rodada, e se o Genasi desejar (e ainda tiver usos restantes), pode continuar no ar de uma rodada para outra, gastando outra utilização. Ao terminar o movimento, o Genasi flutua levemente até o chão.

• Resistência ao Elemento: Os Genasi recebem resistência 5 aos descritores ligados ao seu elemento. Essa resistência é cumulativa com quaisquer outras fontes.

Cada elemento é ligado a um ou mais descritores: água – água e frio; ar – ar e eletricidade; fogo – fogo; terra – terra e ácido.

• Os Genasi são seres fortemente ligados ao seu elemento de origem. Apesar de não haver nenhuma restrição aos Genasi que utilizam magia, eles são proibidos de adquirirem características que os liguem ao elemento oposto, como se segue: FOGO-ÁGUA, e TERRA-AR. Por exemplo, um Genasi do Fogo, feiticeiro da Linhagem Elemental, poderia ser da linhagem do Ar, da Terra ou do Fogo, mas nunca será da linhagem da água.

• Deslocamento 9m

__________________________________________________________________________________

Novos Talentos Raciais

Eu nem sei se o Tormenta RPG já tem Talentos Raciais – algo muito comum no D&D 4E. De qualquer modo, aqui vão os que eu bolei para os meus Genasi:

Sangue Forte

O seu elemento pulsa com força em suas veias

Pré-requisito: Genasi

Benefício: Recebe duas utilizações diárias do seu poder

Especial: Você pode escolher esse poder diversas vezes; Seus efeitos se acumulam

Resistência Aprimorada

Você é muito mais ligado ao seu elemento que os outros de sua raça

Pré-requisito: Genasi, 7º nível

Benefício: Você recebe +5 na resistência aos descritores do seu elemento

Resistência Completa

Você e seu elemento são quase um só

Pré-requisito: Genasi, 15º nível, Resistência Aprimorada

Benefício: Você recebe +5 na resistência aos descritores do seu elemento

Domínio Elemental

Você desenvolveu seu domínio sobre os elementos a niveis incríveis

Pré-requisito: Genasi, 10º nível, Resistência Aprimorada, Sangue Forte

Benefício: Você recebe um poder de acordo com o seu elemento.

Fogo: Todos os seus ataques e magias causam 1d6 de dano extra por fogo

Terra: Sua CA aumenta em +2

Ar: Seu movimento aumenta em 3m

Água: Soma metade do nível em todos os efeitos que curem pontos de vida realizados pelo personagem – como magias de cura – ou sobre o personagem – por exemplo, uma poção de curar ferimentos leves.

Maestria Elemental

Os elementos se curvam à sua vontade

Pré-requisito: Genasi, 17º nível, Domínio Elemental

Benefício: Você pode mudar o descritor de qualquer magia para os descritores do seu elemento. Você só pode modificar descritores ELEMENTAIS – pode, por exemplo, lançar uma “Bola de Ácido”, ao invés de uma “Bola de Fogo”, se for um Genasi da Terra. Exceto pelo descritor, a magia continua funcionando da mesma forma que a original.

Fúria Flamejante

Você causa mais dano em seu poder de retribuição

Pré-requisito: Genasi do Fogo, 8º nível

Benefício: O dano do poder Pulso de Fogo passa a ser 1d8+metade do nível. Além disso, a CD do teste de Reflexos do atacante passa a ser 15+ nível do Genasi.

Inferno

Você queima seus inimigos sem piedade

Pré-requisito: Genasi do Fogo, 16º nível, Fúria Flamejante

Benefício: O dano do poder Pulso de Fogo passa a ser 1d10+metade do nível. Além disso, a CD do teste de Reflexos do atacante passa a ser 20+ nível do Genasi.

Tremor

A terra atende ao seu chamado

Pré-requisito: Genasi da Terra, 8º nível

Benefício: A CD do teste de Fortitude do poder Terremoto passa a ser 15+nível do Genasi. Além disso, o poder passa a afetar alvos até 3m do Genasi

Cataclisma

Você sacode os ossos da terra

Pré-requisito: Genasi da Terra, 16º nível, Tremor

Benefício: A CD do teste de Fortitude do poder Terremoto passa a ser 20+nível do Genasi. Além disso, o poder passa a afetar alvos até 6m do Genasi, e ele pode selecionar os alvos que serão afetados

Volúpia

Seu elemento lhe impulsiona a agir

Pré-requisito: Genasi do Ar ou da Água, 8º nível

Benefício: Enquanto usa seu poder, o seu deslocamento é aumentado em 3m

Tempestade

Você se move trazendo a desgraça a seus inimigos

Pré-requisito: Genasi do Ar ou da Água, 16º nível, Volúpia

Benefício: Ao se movimentar próximo aos seus inimigos, você causa 1d12+metade do nível de dano pelo seu elemento. Os inimigos adjacentes tem direito a um teste de Reflexos (CD igual a 15+ metade do nível) para evitar metade do dano. Note que um Genasi do Ar continua sofrendo ataques de oportunidades, enquanto um Genasi da Água não corre esse risco.

Corpo Elemental

Sua pele se torna uma extensão física do seu elemento

Pré-requisito: Genasi, 18º nível

Benefício: Uma vez por dia, você pode tornar seu corpo feito inteiramente pelo seu elemento. Esse poder dura um número de rodadas igual a 1+bônus de Inteligência ou Sabedoria, mas pode ser cancelado a qualquer momento. Você recebe uma vantagem de acordo com o elemento patrono:

Fogo: Seus ataques físicos e magias causam 3d6 extras por fogo.

Terra: RD 15, +4 em Força, movimento cai pela metade

Ar: Qualquer movimento é considerado voo. Além disso, torna-se incorpóreo  (não pode atacar nem ser atacado fisicamente).

Água: Sofre apenas metade do dano por ataques físicos, Cura Acelerada 5.

2 comentários sobre “Iniciativa Tormenta RPG – Genasi

  1. De acordo com a seguinte passagem “Para eles, isso é o mesmo que ser heterossexual” devo entender que o heterossexualismo é um tabu na comunudade genasi? Ser heterosseual é ser ‘diferente’?

Os comentários estão desativados.