grr2701_450

Guerra dos Tronos RPG – Regras de Magia para Skoldfeld (Parte 2)

Mae Govannen! No primeiro post nós vimos as regras básicas para a utilização da Siggaccï em Skoldfeld (meu cenário para GoT RPG). Agora, vamos dar uma pequena olhada nas descrições de cada Qualidade. Além de permitir acesso a um dos cinco Aspectos de Siggï (Destruição, Transmutação, Ilusão, Restauração e Conjuração), a Qualidade concede uma habilidade sobrenatural – algo que o Siggus pode fazer e que é diferente dos mortais comuns em Skoldfeld. Por este motivo, os Siggai são muito temidos ao demonstrarem seus poderes!

Novas Qualidades

Siggus

Todas as Qualidades possuem, conforme dito no post anterior, Vontade 4 (Magia 1B) e Sangue Siggan como pré-requisito para que sejam escolhidas pelos jogadores. Os Aspectos também serão descritos aqui, mostrando o comportamento mais comum dos Siggai que fazem parte dele.

Aspecto da Destruição (Ryhë)                                                                                      Magia
Vontade 4 (Magia 1B), Siggus
Você possui o Aspecto da Destruição. Você conhece um número de Feitiços de Destruição igual à sua Especialização em Magia.Se este for o seu Aspecto Verdadeiro, você pode escolher um dos Feitiços Menores de Destruição para ser seu Ryhënkai (Coração Destrutivo).O Ryhënkai de um Siggus Destruidor pode ser invocado e lançado sem que o Siggus sofra a Vihalkëji. O Feitiço é escolhido no momento em que o personagem adquire essa Qualidade e não pode ser alterado.
Aspecto da Transmutação (Sÿrem)                                                                             Magia
Vontade 4 (Magia 1B), Siggus
Você possui o Aspecto da Transmutação. Você conhece um número de Feitiços de Transmutação igual à sua Especialização em Magia.Se este for o seu Aspecto Verdadeiro, você pode escolher um dos Feitiços Menores de Transmutação para ser seu Sÿrenkai (Coração da Mudança).O Sÿrenkai de um Siggus Transmutador pode ser invocado e lançado sem que o Siggus sofra a Vihalkëji. O Feitiço é escolhido no momento em que o personagem adquire essa Qualidade e não pode ser alterado.
Aspecto da Restauração (Zhetïl)                                                                                  Magia
Vontade 4 (Magia 1B), Siggus
Você possui o Aspecto da Restauração. Você conhece um número de Feitiços de Restauração igual à sua Especialização em Magia.Se este for o seu Aspecto Verdadeiro, você pode escolher um dos Feitiços Menores de Restauração para ser seu Zhetïlenkai (Coração da Vida).O Zhetïlenkai de um Siggus Restaurador pode ser invocado e lançado sem que o Siggus sofra a Vihalkëji. O Feitiço é escolhido no momento em que o personagem adquire essa Qualidade e não pode ser alterado.
Aspecto da Ilusão (Mansïl)                                                                                           Magia
Vontade 4 (Magia 1B), Siggus
Você possui o Aspecto da Ilusão. Você conhece um número de Feitiços de Ilusão igual à sua Especialização em Magia.Se este for o seu Aspecto Verdadeiro, você pode escolher um dos Feitiços Menores de Ilusão para ser seu Mansïlenkai (Coração do Espelho).O Mansïlenkai de um Siggus Ilusionista pode ser invocado e lançado sem que o Siggus sofra a Vihalkëji. O Feitiço é escolhido no momento em que o personagem adquire essa Qualidade e não pode ser alterado.
Aspecto da Conjuração (Kyrmië)                                                                                 Magia
Vontade 4 (Magia 1B), Siggus
Você possui o Aspecto da Conjuração. Você conhece um número de Feitiços de Conjuração igual à sua Especialização em Magia.Se este for o seu Aspecto Verdadeiro, você pode escolher um dos Feitiços Menores de Conjuração para ser seu Kyrmïkai (Coração da Besta).O Kyrmïkai de um Siggus Ilusionista pode ser invocado e lançado sem que o Siggus sofra a Vihalkëji. O Feitiço é escolhido no momento em que o personagem adquire essa Qualidade e não pode ser alterado.

Os Aspectos

Cada Aspecto lida com uma faceta principal da magia. Ter um deles como seu Aspecto Verdadeiro – ou Kai (uma palavra Siggan para “coração” ou “alma”), molda sua personalidade e confere poderes à sua ancestralidade. Um Siggan (nome utilizado para definir o povo da região de Sigg, a Oeste de Skoldfeld) pode possuir um dos Aspectos Verdadeiros. Ele, no entanto, não pode dominar outros Aspectos, tampouco aprender a lidar com a Siggaccï diretamente – ele precisaria ser um Siggus para fazê-lo. Ser um Siggan é uma Qualidade de Herança, similar às outras – como Sangue de Valyria, Sangue dos Heróis, etc. Estas Qualidades existem em Skoldfeld com outros nomes (eu farei um post sobre elas outro dia). Todos os Siggan vivem sob um Aspecto em particular e ele se torna seu Kai quando escolhe o caminho da Siggaccï.

Sangue Siggan                                                                                                          Herança
Só pode ser adquirida durante a criação do personagem
Você faz parte do povo místico de Skoldfeld e vive sob um dos cinco Aspectos da Siggaccï (Magia). Ao escolher esta Qualidade, você aponta um dos cinco Aspectos como seu Aspecto Verdadeiro, ou Kai. Um Kai concede um benefício ao personagem, conforme descrito abaixo:

  • Ryhën (Aspecto Destrutivo): Siggan que vivem sob esse Aspecto são belicosos, competitivos e guerreiros. São bastante determinados e não sentem medo. Técnicas de Intimidar durante uma Intriga contra este Siggan sempre recebem uma penalidade de -3.
  • Sÿren (Aspecto da Transmutação): Siggan deste Aspecto são indecisos por natureza e estão sempre mudando de atitude. Ele sempre move sua postura circunstancial em até +3 ou -3 em direção à postura Indiferente.
  • Zhetïlen (Aspecto da Restauração): Siggan do Zhetïlen são benevolentes e preocupados com a ordem natural das coisas no universo. Um Siggan deste Aspecto recebe +1B em seus testes de Cura em ferimentos causados por magia.
  • Mansïlen (Aspecto da Ilusão): Siggan que possuam esse Aspecto são manipuladores e ardilosos. Eles recebem +2 em testes de Enganação e manobras em combate que visem distrair o oponente.
  • Kyrmïen (Aspecto da Conjuração): Siggan que vivem sob esse Aspecto são líderes natos e têm facilidade para comandar tropas. Em uma guerra, Siggan desse Aspecto recebem +3 em seu teste de Guerra para dar Ordens às unidades no campo de batalha (pág. 231 de GdT: RPG).

No próximo post, descrição e utilização dos Feitiços em Skoldfeld!