Guerra dos Tronos RPG – Ficha de Casas

O inverno está chegando!
O inverno está chegando!

Pulando na frente! Eu nunca sou “early adopter” de nada, devido à minha contumaz falta de grana. Por isso estou muito feliz em ter participado da pré-venda da versão nacional do A Song of Ice and Fire RPG, originalmente publicado lá fora pela Green Ronin e trazido pra cá pela Jambô Editora.

Chamado por aqui de Guerra dos Tronos RPG, esse premiado jogo de Robert J. Schwalb traz para nosso hobby todo o mundo de Westeros, seus mistérios, personagens e tramas. E já chega no Brasil aparentemente como um sucesso de vendas: Os duzentos primeiros exemplares esgotaram em QUATRO DIAS! Se você ainda não pegou o seu, pela bagatela de R$ 40,00 com frete grátis, corre NESSE LINK e não perca!

Ansioso como estou pela estreia da terceira temporada do seriado na HBO em 31 de março (meu aniversário! Que presentão, hein?) e mesmo sem ter o livro em mãos (já que ele será postado apenas dia 15/03 – assim espero), andei fuçando a interwebs pra aplacar a curiosidade. E descobri lendo algumas resenhas (como essa excelente do Forja RPG) que o sistema de jogo contempla uma parte muito importante dos livros de Martin: As Casas.

Se você faz parte da minoria improvável que não sabe do que estou falando, aqui vai um resumo: Casas são como as famílias senhoriais são chamadas em Westeros. Cada Casa possui um símbolo (ou brasão), e algum tipo de feudo – desde uma simples vila à um reino imenso. E do mesmo modo que na Idade Média, as Casas menos influentes são vassalas das maiores, sendo todas vassalas da Casa Baratheon, que governa os Sete Reinos.

Dito isso, continuo: O sistema encoraja que os jogadores criem suas próprias Casas – seja uma só para todo o grupo, seja uma pra cada um poder jogar o ambicioso “Jogo dos Tronos”. E cada Casa tem vários atributos como Influência, Defesa, Riqueza, além de poder adquirir posses como um castelo, uma fortaleza, uma estrada (!) ou um rio (!!!), no melhor estilo Age of Empires misturado com Birthright do AD&D.

Foi só aí que eu percebi que, mesmo com tantas minúcias, NÃO EXISTE uma ficha para anotar as características das Casas! Bem, pelo menos não oficialmente…

Sabendo disso (e como cura pra já falada ansiedade), gastei um pouco os dedos pra encontrar nos fóruns gringos uma ficha bacana, bem parecida com a ficha de personagem oficial. E usando minha perícia Corel 3 (2B Fichas), montei essa do link abaixo:

FICHA DE CASAS V 1.0 – GUERRA DOS TRONOS RPG

“Versão 0.9?” você pode se perguntar. E eu explico, pequeno gafanhoto: Não conheço os termos oficiais que serão usados pela Jambô Editora (além de ter tido uma preguiçinha de alinhar as caixas M-I-L-I-M-E-T-R-I-C-A-M-E-N-T-E), portanto essa vai pra quem quer dar uma sacada no que vem por aí. Ou quem já joga e quer começar a atualizar seu material para o traduzido. Assim que tiver os livros em mãos, atualizo o post , acertarei os quadros, ouvirei as sugestões de vocês e colocarei as traduções corretas.A

ATUALIZADO! Versão 1.0 disponibilizada! Traduzi a ficha de acordo com os termos oficiais da Jambô, dei uma mexida nas caixas, aumentei algumas delas, e tal…

Prometo!

Então fiquem de olho! Nas próximas semanas, uma caralhada de posts meus sobre Guerra dos Tronos RPG aqui no ZUADA! e alhures! Confira todos eles clicando na aba “RPG” ali no cabeçalho!

Vou nessa!

P.S: Agora temos um grupo no Facebook pra debater esse jogo fantástico! Acesse clicando AQUI

6 comentários sobre “Guerra dos Tronos RPG – Ficha de Casas

    1. Não sei se entendi a pergunta… Eles fazem parte do sistema sim, com capítulo próprio e regras

    1. Não conheço o sistema à fundo para dar uma resposta com certeza, mas pelo que li e entendi, é um sistema à parte, portanto poderia sim ser usado em conjunto com outros sistemas

Os comentários estão desativados.