TOP 10: Cinema e RPG

“Você passar não vai!”

Meu amigo Antônio Carlos, do grupo RPG Região dos Lagos no Facebook, postou esse “Top Ten” essa semana e gentilmente me permitiu repassar pra vocês!

Como cinéfilo que é, Antônio listou, na opinião dele, os 10 filmes que mais inspiraram os RPGistas na criação de seus personagens, mundos e aventuras!

São filmes que já pertencem à cultura nerd e que habitam muitos HD’s, DVDotecas, coleções de Blurays… e porque não, nossas mesas de jogo?

Deixo vocês com a lista (em itálico, os comentários originais do Antônio Carlos no Facebook) e um link para um pequeno vídeo de cada um deles no Youtube. Claro que não perco a chance de dar meus pitacos:

10º Lugar: Blade Runner

Esperavam começar com o medieval? Bem, este não poderia ficar de fora, chegando quase junto e inspirando a temática do bom e velho RPG CYBERPUNK, este filme é uma referência ao assunto.

Perdi a conta de quantas mesas de GURPS Cyberpunk, 2020 ou Shadowrun foram inspiradas nesse filmaço de Ridley Scott…

9º Lugar: O Tigre e o Dragão

A preferencia oriental não poderia ficar de fora. Monges, ninjas, feiticeiras, armas mágicas e coisas do gênero.

Acho que muita gente foi mais influenciada pelos filmes de Bruce Lee, mas a bela fotografia e efeitos dessa adaptação dirigida por Ang Lee com certeza mereceram os quatro Oscars que ganhou – e um lugar na nossa lista.

8º Lugar: Mad Max

O velho Pós-apocalíptico (não muito jogado hoje em dia) também não poderia ficar de fora.

COMO ASSIM não é muito jogado? E Terra Devastada? E Shotgun Diaries? Ah, mas são jogos de zumbis. Então vejamos o próximo lugar…

7º Lugar: Madrugada dos Mortos

O gênero horror.

Só isso? Digo mais: O gênero horror-apocalipse-zumbi, dirigido pelo gênio do gênero George Romero, e refilmado por Zack Snyder em 2004. AGORA tá bom!

6º Lugar: Conan o Bárbaro

Um multi-classe épico e outros aventureiros reunidos em uma saga memorável.

Obra preferida de 11 entre 10 jogadores de Bárbaros Frenéticos, trouxe também uma trilha sonora ÉPICA pra você usar nas suas mesas!

5º Lugar: Entrevista com o Vampiro

Sim…o bom (ou pelo menos que deveria ser bom) e velho Vampire não poderia ficar de fora. Aqui um exemplo perfeito de certas mecânicas dentro do mundo das trevas.

Concordo com quase tudo, só acho que Anne Rice fez os vampiros afeminados demais. Mas com certeza prefiro um vampiro homossexual MACHO do que um bichinha que brilha no sol…

4º Lugar: Krull

Talvez uma das sagas mais básicas sobre o espírito de uma aventura de RPG, a quest, salvar a princesa, encontrar aliados, encontrar o artefato mágico, encontrar um meio de achar o chefão e enfim enfrentar o chefão para resgatar a princesa.

PERFEITO! Nada à acrescentar!

3º Lugar: Os Vingadores

Talvez o melhor representante até hoje do gênero Super.

Aqui eu tenho que discordar. É um filme excelente, mas é recente demais pra ter exercido alguma grande influência nas mesas de RPG mundo afora. Mas está começando, e concordo que é o melhor exemplo de trabalho em grupo numa equipe de super heróis.

2º Lugar: Star Wars

 Me perdoem os Trekers, mas nenhuma referência Space foi maior do que esta para o RPG.

Há controvérsias. Mas fala sério: Que jogador nunca pediu: “Mestre, posso ter um Sabre de Luz?”

1º Lugar: O Senhor dos Anéis

Uma das idéias que mais inspiraram o RPG… boa parte da culpa é dele, mas não toda é claro.

Sem dúvida! Muita da mitologia-padrão veio de Tolkien, que por sua vez se baseou em velhos contos nórdicos. Mas pro RPGista mais tarimbado, os filmes vieram só complementar o que tinha se instalado com a literatura. Claro que a nerdaiada aprovou a novidade!

Menções Honrosas

Pulp Fiction: Falaram em Violentina aí?

De Volta para o Futuro: Viagens no tempo são recursos bem conhecidos das mesas de jogo – mesmo sem DeLoreans.

Indiana Jones: Armadilhas e pedras rolantes, alguém?

Alien: Espaço sem frescuras e MUITO tenso!

Highlander: Só pode haver um, oras!

______________________________________________________________________

E Você? Concorda com essa lista? Discorda? Acrescentaria ou tiraria algum filme? Conta aí nos comentários!

Inté!

5 comentários sobre “TOP 10: Cinema e RPG

  1. Realmente O Senhor dos Anéis influenciou mais do que Star Wars, mas é tão triste que ele fique em segundo!😥

    De qualquer forma, em nome de alguém que gosta de “zombie” acho que faltou Resident Evil, ou pelo menos REC (que é ótimo, mas não muito conhecido). E Kill Bill… E bla bla bla.

    Quanto WoD eu gostaria de citar um filme realmente de Horror, mas a única coisa que me vem não é um filme e sim um personagem… O Coringa de Batman, o Cavaleiro das Trevas! Aquilo pra mim é um Nosferatu com Malkavian de mão cheia!

    Mas eu gostei muito da lista, está aprovada!

  2. Lisongeado acima de tudo…rs.
    O mais importante a ser frizado neste tópico Rodrigo Big, e que é um pouco difícil de ser explicado realmente, é o fato de filmes que influenciaram ou influenciam mesas até hoje, assim como filmes que parecem que saíram de uma mesa de RPG (ou pelo menos da vontade de jogadores) mas que em alguns casos não tem nada a ver com RPG, como é o caso dos Vingadores.
    Volto a dizer que esses filmes apresentados não são os melhores filmes do mundo (com excessão de Star Wars e Senhor dos Anéis), mas que são exemplos quase perfeitos de temáticas e mesas diversificadas. Krull por exemplo não é lá grandes coisas, principalmente para hoje em dia, mas rpgista que é rpgista enlouquece até hoje com as cenas e situações, porque elas são mais rpgísticas do que muitos filmes que são cinematograficamente muito superiores.

    Muito bom o seu trabalho, prevejo força em nossa união…rs.

  3. Ainda que a versão seriado seja recente, acho Game of Thrones do George Martin deveria estar ai.

    Tem se tornado a primeira referência para aqueles que gostam do estilo medieval mais realista (diferentemente de Senhor dos Anéis, ainda que seja Low Fantasy).

    1. Realmente Matheus, GoT é uma referência maior do que Os Vingadores, na minha opinião.

      Mas note que estamos falando de Cinema, não de séries.🙂

Os comentários estão desativados.