II Encontro de RPG em Arraial do Cabo – SUCESSO!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Demorei mas voltei! E trago até vocês os costumeiros relatos pós-evento! Dessa vez, contarei para quem não pode ir, tudo sobre o que aconteceu no II Encontro de RPG em Arraial do Cabo!

E começo dizendo a vocês que o evento foi um SUCESSO RETUMBANTE! Pode até parecer um exagero, principalmente quando vem de um dos organizadores. Mas o feedback que recebi dos jogadores e mestres presentes justifica esse exagero.

Senão vejamos:

Sábado, 05 de Maio de 2012

O dia começou tarde: O primeiro evento programado era uma palestra do Igor Moreno, autor do Space Dragon, com participação especial do Fernando Del Angeles, editor da Rolepunkers. Como o Del Angeles estava mais perdido que cachorro que caiu de caminhão de mudança aqui na Região dos Lagos, fui buscá-lo em Cabo Frio e acabamos nos atrasando “um pouquinho” (já é de praxe esse meu atraso no sábado!), mas nada que atrapalhasse o evento.

A palestra em si foi muito boa e descontraída, e embora a empolgação da galera por vezes necessitasse ser refreada, correu tudo bem.  Igor Moreno nos presenteou com uma verdadeira aula de como e porquê produzir RPG autoral no Brasil, deu exemplos palpáveis e no final abriu espaço pro Fernando Del Angeles falar do projeto da Rolepunkers, incentivando o pessoal a produzir e mandar o seu material – seja ele uma regra, um sistema ou um cenário – pra revista ou pra uma das editoras que apoiam o evento e o RPG nacional, com destaque para a Retropunk Game Design, a Secular Games e a Redbox Editora. No fim, tivemos sorteio de buttons e camisetas.

Depois da teoria, hora da prática (sinto que já escrevi isso noutro post…): Mesas de jogo para todos! Tivemos várias delas, com destaque especial para os jogos da Retropunk, que apesar do que dizem por aí, teve o maior número de mesas no evento.

Igor Moreno atacou de Space Dragon! A galera fez fila pra ter a oportunidade de jogar o mais novo RPG da Redbox com o autor do mesmo. No fim, pra não deixar ninguém de fora, a mesa do Igor foi enorme!

Fernando Del Angeles estava fazendo doce pra mestrar, mas acabou rolando uma mesa de Terra Devastada. Destaque para a quantidade de personagens sobreviventes: TRÊS!

Michel juntou iniciantes e experientes num jogo TENSO de Rastro de Cthulhu. E Mestre Élbio Meireles atacou com um clássico do antigo World of Darkness: Caçadores Caçados. Mesa cheia e diferencial de rolar o jogo na ESCURIDÃO COMPLETA! Parece que a galera gostou: Se alguém acendia a luz da sala por engano, as reclamações disparavam…

Pra arrematar, juntei uns desocupados que chegaram depois e rolei um A Penny for My Thoughts ali mesmo no pátio. Foi muito engraçado como sempre! Destaque para o Mestre Gabriel, cujo personagem manteve relações com um BODE, por cortesia do Tony…

Apesar do sábado ter sido curto, foi legal ver que a galera se divertiu pra caramba! Foram sorteados vários buttons, livros, camisetas, aventuras de Old Dragon, fanzines Mamute da Secular Games… Falei com todos, tinha uma galera batendo papo e outros que vieram só olhar, aproveitaram e descolaram uma breja gelada (todos maiores de idade, ok crianças?), conheci gente que só conhecia da internet (Sim, senhor Apoc “OrdemnoCaos”, estou falando com você!), e finalmente pude dar um abraço nesse cara gente boa que veio abrilhantar ainda mais o nosso evento: Fernando Del Angeles. Sem palavras, cara! Esperamos você aqui muitas e muitas vezes!

Depois desse dia cansativo, hora de voltar pra casa e recarregas as baterias pro segundo dia de evento!

Domingo, 6 de Maio de 2012

Como sempre, cheguei bem cedo ao local do evento, e em breve abrimos os portões. A galera foi chegando devagarinho, mas em breve tinha uma porção de gente sem fazer nada, então não tive escolha: Abri os trabalhos com minha mesa de Old Dragon!

Foi uma longa aventura. Usei “A Maldição do Minotauro” do Tio Nitro, mas como tive que parar algumas vezes para explicar a mecânica do jogo, acabei cortando boa parte dela. Fora que começamos com um jogador interpretando o Mago (não lembro o nome do jogador, mal aí!), mas ele teve que sair e meu xará Rodrigo Fernandes assumiu o personagem, meio à contragosto. Por fim, com a chegada do Tony, o personagem mudou de mãos mais uma vez! Virou piada interna o “Elfo Mago com tripla personalidade”!

Outras mesas do domingo:

O metaleiro Michel Engelberg reuniu mais jogadores e levou-os para mais um desafio numa Terra Devastada. Pela tarde, Mestre Gabriel dançou com Lobisomens na Idade das Trevas. Igor Moreno reuniu um grupo de nobres cavalheiros numa mesa usando o seu Like a Sir RPG. Diogo Rodrigues chegou com sua tradicional – e mortal! – mesa de Paranoia XP.

Além de todas essas mesas, tivemos um concurso cultural de criação de monstros – cujos excelentes e hilários resultados serão publicados em PDF gratuito num futuro próximo – e o esperado UFC NERD, evento que reuniu a galera no final da tarde e empolgou a moçada!

Cada mesa, cada pequena coisa que tinha a participação dos jogadores premiou com um livro de RPG, ou uma aventura pronta de Old Dragon, um button, uma camiseta… e tudo isso só foi possível graças ao apoio inestimável dessas editoras que seguram a barra do RPG no Brasil: Redbox Editora, Retropunk Game Design e Secular Games. Espero que as pessoas que tiveram contato com os jogos fantásticos dos nossos amigos, seja jogando no evento ou ganhando um livro, possam apreciar o trabalho e ajudar cada vez mais o RPG a crescer no Brasil e na Região. Para isso acontecer, comprem seus materiais nas lojas do nossos parceiros (http://redboxeditora.com.br/loja/http://loja.retropunk.net/http://www.secular-games.com/) e baixem a Rolepunkers (http://portal.retropunk.net/?q=node/272 ), que vai sempre estar de portas abertas para receber a colaboração de vocês!

E no fim de tudo?

Terminamos o evento MUITO cansados. Mas valeu a pena ouvir as perguntas: “Mas já acabou?” “Quando tem de novo?”, entre outras. Além de termos contado de 60 a 70 pessoas nos dois dias (um número excelente!), o que mais me empolgou foi ver a galera forjando novas amizades e marcando jogo, muitas vezes pra continuar a aventura que começou no evento!

E assim, colocamos Arraial do Cabo e a Região dos Lagos definitivamente no calendário de eventos RPGísticos do Brasil!

Foi isso! Vejam as fotos, os vídeos, comentem e apareçam em Maio de 2013, que a gente joga junto!

6 comentários sobre “II Encontro de RPG em Arraial do Cabo – SUCESSO!

  1. Só para salientar a matança de minha mesa de Terra Devastada, eram 8 jogadores, sendo que sobreviveram os 3 que o Big citou…
    Muito bom participar e agora fará parte de meu calendário, tentarei ir todo ano. Muito bom conhecer o Big, que é uma cara que eu já tenho contato e altos papos há pelo menos uns 2 anos, além de conhecer o Igor Moreno e um monte de gente fina ai da região dos lagos.
    Parabéns, foi um sucesso mesmo, eu me surpreendi muito!

  2. Cara essa imagem de RPGista com arma de fogo (metralhadora) ficou muito negativa para imagem do RPG. Para os anti-rpgista é um prato cheio…

  3. Caraca, uma pena eu ñ estar no Rio pra poder participar. O Big está de parabéns por encarar o desafio e por conseguir tê-lo feito com sucesso!
    Normalmente eu vejo muitos rpgistas reclamando da falta de eventos, mas quando os mesmos ocorrem a galera ñ participa. É bom ver que isso está mudando.
    Estão de parabéns também as editoras parceiras que compraram a briga e ajudaram com brindes para o evento, bem como os convidados que prestigiaram e colaboraram com seus “2 cents”.
    Agora é manter a pegada e fazer com que evento perpetue por muito tempo!

Os comentários estão desativados.