problem?

Como (e por que) Sacanear seus Jogadores!

Opa! Voltando após quase uma semana sem posts; Tinha gente achando que o blog tinha fechado e tal… gostaria de negar essa informação. Além disso, eu e minha esposa continuamos casados, apesar das brigas. Afinal, eu sou o visionário que pensa em RPG, e ela… bem, ela paga as contas…

Sério agora (ou nem tanto assim). Todos os blogs e autores sempre tem uma ou outra palavra para dizer como você deve proceder para manter seus jogadores felizes e bem-alimentados em suas mesas. Nada contra. RPG é diversão, e ter seus planos arruinados ou atitudes negadas a todo momento pelo Mestre é definitivamente CHATO.

Mas creio que o mestre pode colaborar um pouco mais com a diversão e com o sentimento de verossimilhança (RÁ!) e de imersão no jogo se não tornar suas aventuras previsíveis demais; É o velho sentimento de “abraçar o caos” presente nos RPGs Old School, e do qual eu falei um pouco no post sobre Encontros Aleatórios.

Se o seu mundo é controlado por regras que vão além das leis da natureza – como a gravidade, as leis da termodinâmica, e etc – experimente fazer com que os preços dos itens subam de repente! Pode parecer uma sacanagem (muitas das vezes, é sim!), mas isso dá oportunidades de interpretação e tramas (PORQUE a joça desses preços subiram, afinal?), trazem um certo “realismo” (armaduras completas custam 10.000 PO há CINCO ANOS? Sei…), e deixa seus jogadores sempre com um pé atrás. Eles nunca sabem de onde pode sair a próxima “trollagem”, seja ela proposital ou por obra dos dados.

Outros exemplos:

O grupo de aventureiros precisa de um serviço mágico – Como uma cura, ressurreição ou teleporte. Nada impede que você coloque um sacerdote maligno no caminho deles, que vai transformar o infeliz alvo da magia em zumbi. Que tal um pergaminho que não funciona, ou que invoque monstros hostis? Ou o mago pode sumir com a grana, dando teleporte nele mesmo…

Acertando o que não vê – Sabe aquele paladino bonzinho ao extremo, que não machuca nem as lagartixas do acampamento? Pois é! Lance uma magia de ilusão bem FODA em algo inofensivo – aconselhamos coelhinhos, gatinhos e outras coisas “fofas” -, transformando o animalzinho num monstro horrendo. Simule um ataque, espere o “poderoso herói” dar cabo dos míseros pontos de vida do bicho, fazendo-o voltar ao normal. Tenha uma filmadora na mão, grave a cara de “WTF?” do jogador do paladino quando você disse que ele PERDEU OS PODERES por matar um animal indefeso! Mande pra gente que teremos prazer em publicar!

Tudo por dinheiro – Obrigue seus jogadores fazer coisas inacreditáveis para conseguir peças de ouro – seja para comprar uma arma mágica ou para salvar a irmãzinha de uma doença terminal. Faça-os se humilhar, vender o próprio corpo (ou o dos outros!), limpar latrinas… e NÃO PAGUE! Você vai ver como eles vão correr atrás do FDP que fez isso…

Minta – O pecado capital mais odiado! Prometa e não cumpra, faça o avaliador de joias oferecer menos, o velho da taverna enviá-los para a trilha com mais monstr0s, o ferreiro deixar a armadura vulnerável, o vilão dizer que vai soltar os reféns e não os liberar… E espere muita diversão com as pragas rogadas pelos heróis, além de ver como é que eles vão fazer pra se safar! Deixe seus jogadores sempre com a pulga atrás da orelha e ligados! O mundo é cruel, concorda?

Ah, claro! Fica aqui o “disclaimer” padrão: Não abuse dos seus poderes, o mestre não joga contra os jogadores, e blá blá blá. Apenas deixe de ser bonzinho por alguns momentos! Os seus jogadores vão adorar e agradecer por lhes proporcionar uma experiência tão imersiva e realista…

…Ou não! #trollface

4 comentários sobre “Como (e por que) Sacanear seus Jogadores!

  1. Pra mim é bem simples. Sacaneie seus jogadores antes que eles te sacaneiem! Pra mim chega de ser mestra zoada. Quero ver agora😄

  2. O manual do CyberPunk 2.0.2.0. era especialmente cruel em suas dicas. Dizia ao mestre que incluisse mentira, roubo e traição em todas as sessões. Isso faria com que os jogadores entrassem no clima rapidinho. E, se não aguentassem, que fossem jogar aquele RPG onde os elfos são alegre e ficam cantando na floresta.

  3. Domingo agora vou trollar meus queridos jogadores. Você me deu ideia malignas…

Os comentários estão desativados.