Para conhecer 3D&T Alpha

Vamos que vamos, galera! A série de posts “Para Conhecer” já foi apresentada num post anterior, então, tá na hora de trabalhar! E para inaugurar a série, falaremos um pouco sobre o RPG mais jogado no Brasil (e o mais odiado também): 3D&T, em sua edição Alpha.

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De onde veio

O 3D&T Alpha é fruto da constante evolução do famigerado “Defensores de Tóquio”, de Marcelo Cassaro. Depois de idas e vindas, o sistema tornou-se genérico e indicado para aventuras estilo Anime, por conta de seu paradigma onde “os heróis são acima da média”.

Como é

Você constrói seu personagem baseado em pontos – quantos mais, melhor. O aventureiro tópico começa com 5 pontos, enquanto o Guerreiro Z tem 12 pontos para gastar.

Você usa pontos para comprar valores nos atributos Força, Habilidade, Resistência, Armadura, e Poder de Fogo. Todos eles são voltados para o combate, que é o foco do jogo: Se você tem alta Força, causará muito dano; Se tem grande Resistência, terá muitos Pontos de Vida, etc…

Além de atributos, você poderá comprar Vantagens, que te darão algum benefício no jogo, como Deflexão ou Boa Fama; Ou poderá investir em Perícias, que custam 2 pontos cada, e que são conhecimentos específicos, como Máquinas ou Animais. Alternativamente, você pode comprar Especializações (ao custo de 3 por um ponto), usos mais limitados de uma perícia (exemplo: Máquinas tem a Especialização Computação).

No mais, temos as Vantagens Únicas, que simulam raças presentes em Fantasia/Ficção/Anime, como Elfos, Anões e Youkai. Você também pode adquirir algumas Desvantagens, que trarão algum tipo de problema para o seu personagem – como Maldição ou Má Fama – mas em compensação, concederão mais alguns pontos para gastar.

Jogando

3D&T Alpha utiliza apenas dados comuns de seis faces, que você encontra em qualquer WAR ou Banco Imobiliário. O jogo tem basicamente três rolagens de dados: O ataque (no qual você soma Força ou Poder de Fogo + Habilidade + 1d6), a defesa (Armadura + Habilidade + 1d6), e os testes de perícias, quando você tenta alguma coisa que não seja combater; Esse último pode ser modificado pela dificuldade da tarefa (Fácil, Média, Difícil), ou por uma Perícia ou Especialização que você possua. (exemplo: Escalar é mais fácil pra quem tem a Perícia Esportes, ou a Especialização Alpinismo)

Indicações

Jogadores e mestres novatos podem… opa! Essa não cola mais! 3D&T Alpha (e alguns de seus antecessores, como o Turbinado) deixou de ser um RPG simples. Tem muitas nuances que só um Mestre/Jogador mais experiente vai aproveitar, com muitas opções de Vantagens/Desvantagens que precisam ser permitidas ou restritas de acordo com o cenário que se deseja jogar. Contudo, ainda é um ótimo passo para introduzir RPG’s mais complexos, como D&D ou GURPS, e um mestre com um pouquinho só de bom senso consegue adaptar qualquer cenário – seja ele de filmes, animes, quadrinhos – para esse sistema.

Contra-Indicações

Além do que foi dito acima, 3D&T Alpha não é indicado para quem goste de RPGs mais realistas, com manutenção de recursos, ou de jogos onde o combate não e o foco; Não estou afirmando que 3D&T seja APENAS porrada; E sim porque sem porrada de quase nada servem os Atributos, que são a espinha dorsal do sistema.

Onde está

Você encontra o Manual 3D&T Alpha para download gratuito no próprio site da Jambô Editora, nesse link. O livro físico está esgotado, mas a editora já prometeu uma nova tiragem (com novidades) para breve. Espero que eles mantenham o excelente preço de R$ 25,00 com frete grátis, o manual de RPG genérico mais barato do mercado!

Também existe um suplemento disponível, o Manual do Aventureiro Alpha, com vários kits de personagens de mundos de fantasia. Ele custa míseros R$ 22,50, com frete grátis.

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Espero que tenham curtido o primeiro post dessa série! Minha intenção é colocar aqui no ZUADA! aos poucos os sistemas mais jogados/pedidos, mas dando atenção àqueles que ainda podem ser comprados ou baixados legalmente na internet. Diga NÃO à pirataria!

O próximo sistema a ser dissecado é o UM-SISTEMA, D&D Terceira Edição e suas variantes!

Inté!

5 comentários sobre “Para conhecer 3D&T Alpha

  1. Olá!
    Opa, boa postagem cara, resumiu bem todo o conjunto da obra e até fiquei com inveja por não conseguir resumri tão bem assim (de fato sempre acabo falando/escrevendo demais… Estou tentando melhorar meu poder de síntese XD)

    Até and Bye…

  2. Muito boa ideia e muito bom a explicação. parabéns mais uma vez

  3. Valeu, pessoal!

    @tiolipe, a gente tenta, hehe… eu ainda achei meio grande!

  4. Vou colar/citar/quotar algo que achei na net :

    “Pode-se julgar um sistema de RPG de Bom/Mediano/Ruim somente lendo o Livro principal de Regras ?

    Já vi pessoal descendo o pau em AD&D/D&D 4E baseados somente em leitura.

    Como já vi pessoas enaltecendo sistemas somente pela leitura.

    Não tenho uma opinião formada e definitiva sobre tais julgamento de sistema somente lendo-os.
    Acho que de certa forma é injusto o tal julgamento, e possivelmente relativo.

    Acho que ler um sistema você tem alguma noção superficial dele, mas a alma do sistema de verdade somente jogando-o, e isso com muitas sessões de jogo. Cada sessão entorno de 3 horas ou mais, e entre 5 a 10 sessões.
    E o principal é jogar de mente aberta o sistema, sem levar preconceitos sobre ele, e opiniões agregadas de outras pessoas que falaram bem ou mal do tal sistema.”

    O 3D&T Alpha ainda cumpre o papel para RPGístas iniciantes. É um sistema feito na base do GURPS, simplificando muitas coisas (quem diria vê o Trio Tormenta que desce o pau no GURPS fazendo um sistema usando a “Engenharia by GURPS” ao criarem o 3D&T).

    Mas net afora e usando material em bom e claro português existem sistemas bem mais simples e melhores que 3D&T Alpha para iniciar novatos no mundo do RPG.
    Mas talvez a grande virtude do 3D&T Alpha seja a linguagem de usar animes/mangás/livros/cinema que é uma bela porta de entranda para os novatos.

    O Sistema de RPG Mighty Blade, que é focado em tema medieval é mais simples e superior ao 3D&T Alpha se você quer começar a jogar RPG medieval.

    Sugiro uma resenha sobre o os seguintes sistemas :

    Mighty Blade
    Nano RPG
    Savage Worlds
    Ao Cair da Noite
    Terra Devastada
    Abismo Infinito

    E Você citou o D&D 3E, mas se liga nos sub-sistemas criados mundo afora usando a licença aberta do d20 System que é a do D&D 3E.

  5. Aqui esta Senhores, o sistema de RPG mais Polemico dos últimos tempos.
    Polêmico Jonathan? Poerque??
    Simples: Tem gente que odeia e desse a lenha, e tem gente que ama e exaltar. Eu adoro 3D&T e acho difícil falar mau dele. É um sistema genérico. Pode se jogar tanto… Humm… Slayers com ele, como Blade, Homem-Aranha, G.I.Joe, o Resgate do Soldado Ryan!! (Nuss, essa é uma que vou tentar fazer). É sistema simples por pontos (MUUUUITO mais simples que GURPS, não dá pra compara carissimo Trololó), e por ser simples é pouco rico em detalhes. PAra regras mais específicas, tem que se criar novas regras, vantagens, desvantagens… é chato, mas é customisável. Fica mais ao gosto do fregues (característica marcante no Sexteto)
    Particularmente acho 3D&T um sistema muito bom para suporte: Certa vez eu e meu amigo Rodrigo iamos jogar Pokemon RPG. Os personagens eram montados em Anime RPG (um sistema que deveria ser comentado, sendo dertivado do Daemon) e os Pokemons em 3D&T. Simples, Rápido e fácil de manipular. Quem tem perícias, te que fazer capturas, correr feito louko de um Bando de BeeDrills é o Jogador em Daemon. Já o Pokemon … briga, simples assim.

    Espero ter agregado alguma coisa. See Ya

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