Relatos sobre o 1º encontro de RPG em Arraial do Cabo

Eu e Marcelo Rodrigues, autor de TAGMAR

Nesse último final de semana, dias 30 de abril e 1º de maio, rolou o 1º Encontro de RPG em Arraial do Cabo, na escola João Torres, conforme foi anunciado aqui no ZUADA!. O objetivo desse post é contar a minha visão sobre o evento, as mesas e a semente de algo muito bom para o RPG na Região dos Lagos.

Sábado, dia 30/04

O primeiro dia de evento começou tarde pra mim: Saí do trampo às 13:00 e fui direto pra Arraial do Cabo. Ao chegar lá, topei com a galera da organização  – Davi, Wallace, Ilealdo – se preparando para começar a palestra com o convidado Marcelo Rodrigues, um dos autores do antológico Tagmar, e coordenador do projeto Tagmar II. Soube também que meu amigo Diogo – do blog Mestres do Sonhar – rolou uma divertidíssima mesa de Paranoia, que eu infelizmente perdi. Pena…

A palestra com o Marcelo foi muito boa e esclarecedora; Ele falou bastante sobre o passado, presente e futuro do RPG brasileiro, e foi ovacionado com palmas ao final. Apesar de não concordar com algumas coisas a respeito do futuro do RPG – que o formato livro será extinto, que o RPG será totalmente digital – tenho que admitir que o cara sabe o que fala. Tomara que ele esteja enganado… Pra completar, ainda sobrou pra mim fazer uma entrevista com o Marcelo Rodrigues, nunca tinho feito isso. Quando vocês virem, desculpem qualquer erro!

Curta o projeto TAGMAR II!

Depois da teoria, foi hora da prática! Tivemos três mesas à tarde: Marcelo Rodrigues mestrou Tagmar II pra galera. Que honra deve ser você ter o criador do jogo mestrando pra você!

Mestre Gabriel atacou de D&D 4E, ambientado em meu querido Forgotten Realms. Montou um belo cenário em 3D, que cativou a atenção de seus jogadores para o ponto estratégico desse jogo. Além do que, o cara é gente fina!

E a última mesa a ser iniciada foi a mesa de Street Fighter RPG, do mestre Ilealdo; Ela ficou no cantinho, mas imagino que os lutadores devam ter enfrentado grandes perigos; estavam sempre de cabeça baixa, confabulando…

Não pude conferir o final do primeiro dia de encontro: Tivemos que correr pra não perder o penúltimo ônibus para São Pedro da Aldeia…

Domingo, dia 1º de Maio

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cheguei cedo na escola, e logo o Davi chegou também pra me ajudar a arrumar a sala onde eu mestraria o Old Dragon! Infelizmente, domingo costuma ser o dia mais maçante nos eventos, então, poucas pessoas apareceram além do pessoal que jogou comigo; Mestre Gabriel e Wallace deram as caras, mas com insuficiencia de pessoas, não puderam fazer muita coisa. Minha mesa teve como diferencial o sorteio de um Holy Avenger 3D&T, uma caixa de Bis (logo compartilhada pelo vencedor e devorada em segundos na mesa!), e muitas risadas. Tivemos que encerrar às 15h, entregar as chaves da escola e sair de lá com muita coisa pra contar.

E o que ficou disso tudo?

Novas amizades foram forjadas. Conheci pessoas bacaníssimas, só pra citar alguns: Wallace, Davi, Ilealdo (organizadores do evento); Marcelo Rodrigues também é boa praça, uma honra ter falado com o cara! Michel, Wando e Breno (nosso pequeno Restart!) jogaram comigo e foi bastante legal; Teve também o cara que jogou na minha mesa, mas não lembro o nome dele, desculpa aí! E o já citado Mestre Gabriel, que apesar de ser Flamenguista e jogar 4E, é um cara legal! Trocamos muitas ideias e contatos!

Ao fim e ao cabo, acho que esse é o início de um projeto que visa juntar os dispersos RPGistas da Região dos Lagos em volta do hobby, com mais pessoas dispostas a trocar ideias, conseguir grupos e ensinar a jogar, que é o meu maior objetivo quando eu saio detrás do meu escudo, da minha mesa, do meu grupo convencional.

Até o próximo encontro!

4 comentários sobre “Relatos sobre o 1º encontro de RPG em Arraial do Cabo

  1. Acho que essa é a função de encontros de RPG, aproximar os jogadores. Muitos idiotas falam que isso não existe mais por causa da internet, mas nada como o contato pessoal e casual de um encontro pra criar novas amizades e grupos de jogo, e também rever amigos antigos sem precisar sofrer pra marcar com quem nunca pode.

    Muito bem, Big, continue trabalhando pelo RPG aí que vale a pena!

  2. Grande Rodrigo BIG, foi duro organizar esse evento, mas creio que no final, fiquei muito feliz pelo resultado, nao tivemos o número de pessoas que esperamos, mas tivemos um encontro de grande qualidade! Quanto a sua postagem, muito boa e rica, falando em detalhes do encontro, oq rolou, fotos, vídeos, slides e etc… parabens cara

  3. BIG, Faço minhas as palavras do Davi.

    O encontro foi muito bom, apesar de não ter ido todo mundo que gostaríamos, tivemos ótimas surpresas! como vc mesmo disse, conhecemos gente nova, como o Diogo, e todo o pessoal que participou. o clima foi ótimo, e todo mundo se divertiu muito jogando ou acompanhando.

    Vc está de parabéns pela divulgação e pela força que nos deu.

    Tenho que falar aki que, enquanto algumas pessoas que disseram que iriam ajudar nem compareceram ao evento, umas ajudaram muito, realmente fizeram a diferença pra que tudo acontecesse bem: O Davi por exemplo, correu atrás de tudo, conseguiu parcerias na divulgação, conseguiu que o evento fosse filmado, conseguiu o espaço, entre outras coisas.

    Parabéns a todos que contribuíram!

  4. Muito massa, Big! É bom ver companheiros nordestinos contribuindo para o crescimento da cena fora da nossa região. O lance é isso mesmo, fazer das tripas coração pra reunir os jogadores e não deixar nosso hobby estagnar, pois partida online nenhuma pode passar o feeling que um grupo de amigos sente ao sentar ao reor de uma pra jogar RPG. Parabéns a todos da organização e boa sorte, sempre!!!

Os comentários estão desativados.