Iniciativa Tormenta RPG – A Canção da Lâmina

Zeitrich, Walliot, Xcenti, Yasom e Valentarn

Sou um entusiasta de Forgotten Realms. É o meu cenário favorito, apesar de não ter muitos livros de referência sobre o cenário – acompanho “apenas” desde 1995, e só tenho os livros lançados em português, pela Abril e pela Devir. Mesmo assim, a maior parte das campanhas que mestro são baseadas nesse cenário.

Pois bem. Uma das coisas que sempre me fascinaram é o estilo de luta élfico Bladesong, citado no antigo Complete Book of Elves do AD&D, e depois renascido várias e várias vezes na 3ª Edição, em vários formatos. Como eu não tinha acesso ao material oficial, eu acabei criando a minha versão do Estilo Canção da Lâmina, e criei para ele toda uma história, linha do tempo, e outras coisinhas mais; Uso minha versão para esse material clássico nas campanhas que mestro, como você pode ver no blog Luz e Sombras. Essa linha de tempo do link acima é para FR, mas se alguém se interessar pela história, posso adaptá-la para Tormenta…

Nesse post, adaptarei as regras do estilo para Tormenta RPG. Se achar a ideia interessante, pode usar como base para criar seu próprio “estilo de combate”. Ou se achar que a “Canção da Lâmina” não é nada disso que escrevi, mude o nome do estilo!

Vamos lá!

________________________________________________________________________

A Canção da Lâmina

O estilo “Canção da Lâmina” é uma dissidência dos vários estilos de combate Élficos, desenvolvidos durante séculos e ensinados somente aos Elfos. Isso era uma norma rígida, até que o artesão Johara (que é mestre em vários estilos de combate) retirou-se da vida atribulada da Corte Élfica e vagou pelo mundo, querendo deixar uma marca de seu trabalho.

Em uma de suas viagens, acabou conhecendo Camus Reinhard, um jovem e brutal guerreiro, que apesar de ter sido treinado nas melhores escolas de armas do continente, vivia insatisfeito com os ensinamentos aprendidos, discordando de tudo e tendo sempre suas próprias ideias.

Depois de muitos anos de convivência, quando Camus assumiu a defesa da vila onde Johara morava, os dois acabaram ficando muito amigos; E Johara percebeu que Camus seria capaz de criar uma grande escola, caso tivesse acesso aos proibidos estilos de combate élficos. Então, quebrando uma regra muito respeitada, Johara passou anos treinando o já grisalho Camus com suas técnicas especiais.

Misturando o que aprendera em toda a sua vida de combatente, com os novos conceitos introduzidos a ele por Johara, Camus desenvolveu o estilo “Canção da Lâmina”; Uma forma de combate que deixava o guerreiro à mercê da sua espada, e o tornava uno com ela. Tão impressionado com o poder das técnicas desenvolvidas por seu amigo, Johara forjou as “Relíquias do Clã”: Cinco espadas bastardas mágicas que deveriam ser passadas ao verdadeiro herdeiro do estilo, simbolizando sua capacidade de combate e sua união com a lâmina.

________________________________________________________________________

Sistema

Além de ser um discípulo treinado do estilo, o personagem precisa avançar pelos passos do estilo, aprendendo conceitos naturais e aplicando-0s em suas habilidades de combate. Conforme cumpre os pré requisitos, seu mestre lhe presenteia com a próxima espada, até ele ter o direito de empunhar Valentarn – a mais poderosa arma do clã. Nesse momento, ele é considerado um verdadeiro herdeiro da “Canção da Lâmina”.

A maior característica do Estilo é o modo como utiliza a Espada Bastarda: Com apenas uma mão, mas sem escudos. A mão livre é utilizada para empurrar, deslocar o inimigo e fornecer o equilíbrio necessário para as manobras; Caso o personagem utilize um escudo na mão inábil, uma segunda arma, ou empunhe a espada bastarda com as duas mãos, perde acesso aos Talentos do Estilo. As Relíquias do Clã não são necessárias para ativar os poderes, mas seus bônus em combate sempre ajudam!

Cada espada corresponde a um Talento, e os Talentos mais avançados tem como pré requisitos os anteriores. O Mestre pode exigir algum roleplay para liberar um novo talento do estilo – por exemplo, em vez de apenas receber a espada e o poder, o personagem deve passar algum tempo treinando, etc.

Zeitrich (Raio de Luar)

Espada Bastarda Obra Prima (+1 no ataque); Você passa incólume pelas defesas inimigas como um raio de luar

Pré-requisito: Histórico compatível, Usar Arma Exótica (espada Bastarda), Esquiva

Benefício: Permite adicionar na CA 1,5 o valor do Bônus de Destreza, arredondado para baixo

Exemplo: Gart tem DES 16. Seu bônus é +3. Depois de diminuir a penalidade de armadura na CA, ele adiciona +1 (+3 divido por dois, arredondado para baixo).

Walliot (A onda)

Espada Bastarda +1; Seus inimigos são varridos por seu poder

Pré-requisito: Zeitrich, nível 6+

Benefício: O bônus de DES adicionado à CA agora é dobrado. Além disso, pode usar uma vez por dia o poder “Onda”: Esse poder causa dano igual ao seu nível em todos os inimigos ao redor. O dano pode ser reduzido à metade com uma jogada bem sucedida de Reflexos CD=10+seu nível.

Xcenti (Sol)

Espada Bastarda +2; Você fere seus inimigos como o fogo

Pré-requisito: Walliot, nível 10+

Benefício: O poder Onda pode ser usado 3x por dia. Além disso, você pode ativar o poder “Sol”: Uma vez por dia, você pode atacar como um ataque de toque (O alvo testa Reflexos e compara com sua jogada de ataque).

Yasom (Ventania)

Espada Bastarda +3; As fileiras inimigas são destruídas pela sua passagem

Pré-requisito: Xcenti, nível 14+ Trespassar Aprimorado

Benefício: O poder “Sol” pode ser usado 3x por dia. Além disso, você recebe o poder “Ventania”, permitindo que você se mova 1,5m depois de cada Trespassar

Valentarn (Trovão)

Espada Bastarda +5; Aos olhos dos seus adversários, você pode se multiplicar no campo de batalha.

Pré-requisito: Yasom, nível 18+, Ataque Duplo, Mestre em Arma (Espada Bastarda)

Benefício: Uma vez por dia, você pode usar o poder “Trovão”; Esse poder permite que você escolha até três alvos até 9m de distância para sofrerem todos os ataques que você realizar até o final do combate, como se você estivesse em três lugares ao mesmo tempo.

Por exemplo, você escolhe o inimigo A, B e C, mas está lutando corpo a corpo com o inimigo B. Cada ataque que você fizer ao inimigo B também valerão para os inimigos A e C, usando a mesma jogada de ataque e dano.

_______________________________________________________________

Fui!

Um comentário sobre “Iniciativa Tormenta RPG – A Canção da Lâmina

Os comentários estão desativados.