Iniciativa Tormenta RPG – Bumerangues

Vai , mas volta!

Em mais um post sobre a Iniciativa Tormenta RPG, trago dessa vez a arma mais divertida já inventada pelo ser humano: o bumerangue.

Esses pedaços de madeira/ferro/osso/fibra de carbono aerodinâmicos foram e são usados como ferramenta de caça e esporte por aborígenes australianos e outros povos, e seu uso correto foi deturpado ao longo da História por desenhos animados e videogames (Zelda, alguém?). Mas como esse é um blog de RPG, minha intenção é adptar o bumerangue para que ele seja uma opção válida na mesa de jogo; Se quiser saber mais sobre como funciona um bumerangue de verdade, recomendo ESSE link.

Desenvolvimento

Na minha prancheta, eu pensei em colocar os bumerangues numa categoria ausente –  a de armas que acertam mais de um inimigo. Por isso eles podem ser considerados “fracos”, pois embora atinja vários alvos, causam pouco dano. O ideal seria que o uso de cada bumerangue fosse um Talento diferente, mas isso faria dele uma escolha inviável; Então decidi colocar um em cada categoria – Simples, Marcial e Exótica. Desse modo, o seu aventureiro já começa sabendo usar pelo menos uma dessas armas incomuns.

Outro ponto que me deu dor de cabeça foi a quantidade de ataques. Quer dizer, se fosse permitido usar dois Chetyre, um em cada mão, seriam OITO ataques no turno. A restrição do uso das mãos é simplesmente para manter a complexibilidade no mínimo.

Conforme dito antes, não tive muita preocupação em emular a real função, dano, trajetória, e etc. do Bumerangue. Deixo isso para os fãs de GURPS. Eu quero é me divertir!

E desejo isso pra vocês também! Divirtam-se!

Fui!

_____________________________________________________________________________

Sistema

Como toda arma de arremesso, os bumerangues somam o bônus de Destreza na jogada de ataque, e o bônus de Força na jogada de dano.

O alcance é um caso à parte: Eles não atingem nem ameaçam alvos adjacentes ao atacante, do mesmo modo que uma arma de haste. Seu alcance mínimo é de 3m, e a distância entre os alvos não pode ser superior a 3m, sempre levando em conta as coberturas em relação ao alvo anterior; Obviamente, você não pode atacar o que não pode ver.

Exemplo 1: o atacante (A) não ameaça nem pode atacar o inimigo 1, pois ele está  próximo demais (a área amarela é a area de ameaça do bumerangue). O primeiro alvo válido é, portanto, o inimigo 2.

O inimigo 3 está adjacente ao 2, isso não é problema. Mas entre os inimigos 4 e 5 há uma parede, que confere cobertura total em relação ao 4. Portanto, apesar de poder atacar o inimigo 5 partindo de 3, ele não pode fazê-lo partindo de 4.

Exemplo 2: Embora esteja dentro do alcance, o inimigo 4 não pode ser atacado diretamente devido a barreira entre o atacante (A) e seu alvo. Contudo, se estiver usando um Chetyre e estiver ciente dos inimigos, o atacante pode realizar quatro ataques, atingindo 1, 2, 3 e 4, nessa ordem. Todos os inimigos estão dentro do alcance máximo de 3m uns dos outros, embora o inimigo 4 conte com cobertura parcial em relação ao inimigo 3.

O atacante faz uma jogada de ataque para cada alvo que ele atacar, mas faz somente uma jogada de dano, que será aplicada a todos os inimigos atingidos. Depois de realizados os ataques, o bumerangue retorna ao usuário no fim de sua ação, exceto se obtiver “1” em uma das jogadas de ataque. Caso isso ocorra, os ataques restantes (se houverem) são perdidos e o bumerangue nãoi retorna (fica a cargo do mestre decidir aonde ele foi parar…)

Em relação a poderes de armas mágicas, o poder “Retorno” pode sim ser aplicado ao bumerangue; Em caso positivo, a arma nunca se perde, e SEMPRE volta ao atacante, mesmo com um resultado “1”, embora continue perdendo os ataques restantes.

____________________________________________________________________________

Bumerangue

Preço Dano Crítico Peso Tipo Ataques
20 PO 1d4 x2 0,5 kg Esmagamento 2

O bumerangues de duas pontas são armas simples, e são os mais comuns. Seu voo curto só é capaz de atingir dois alvos de cada vez. além disso, é uma arma leve: você pode e mpunhar outra arma na mão livre, e atacar com ela ao mesmo tempo, sofrendo as penalidades normais.

____________________________________________________________________________

Tríseo

Preço Dano Crítico Peso Tipo Ataques
50 PO 1d6 x2 1,0 kg Esmagamento 3

Os bumerangues de três pontas (também conhecidos como triplos ou tríseos) podem atingir até três alvos de cada vez. são armas marciais, e você pode empunhar um escudo ou uma arma leve na mão livre, atacando com ela ao mesmo tempo e sofrendo as penalidades normais.

____________________________________________________________________________

Chetyre

Preço Dano Crítico Peso Tipo Ataques
100 PO 1d8 x2 2,0 kg Esmagamento 4

Os bumerangues de quatro pontas, ou Chetyre (que significa “quatro” numa lingua pagã esquecida) são armasexóticas, que necessitam de treino especial para serem usadas. Elas podem atingir até quatro alvos de cada vez, contudo, devido ao imenso esforço para lançá-lo, você tem que ter a outra mão livre, pois qualquer peso atrapalhará o lançamento. Trate o Chetyre como se fosse uma arma de duas mãos.

____________________________________________________________________________

Novos Talentos

Bumeranguista Eficaz

Você é bom em evitar obstáculos ao arremessar bumerangues.

Benefício: Seus arremessos ignoram cobertura parcial. Você ainda sofre penalidades para atingir oponentes envolvidos em combate corpo a corpo.

Centrípeto

Seus arremessos sempre ameaçam os alvos, mesmo numa jogada ruim.

Pré-requisito: bônus base de ataque +6

Benefício: Caso você obtenha um resultado “1” no dado, você não perde os ataques restantes. O bumerangue continua não retornando para sua mão.

Normal: Se você obtiver “1” no dado, você perde os ataques restantes e o bumerangue não retorna para sua mão

Aerodinâmica

Seu arremesso aproveita correntes de vento e ângulos diferenciados, aumentando o alcance dos ataques.

Pré-requisito: bônus base de ataque +11

Benefício: O alcance máximo entre um alvo e outro passa a ser 6m. A área de ameaça do bumerangue continua sendo 3m.

Normal: O alcance máximo entre os alvos é de 3m

____________________________________________________________________________

Isso é tudo! Até a próxima!

 

Preço

Dano

Crítico

Peso

Tipo

Ataques

 

 

 

 

 

 

2 comentários sobre “Iniciativa Tormenta RPG – Bumerangues

  1. Cara muito legal esse post, mesmo sendo para tormenta é facil adpatar, o que eu irei fazer para gurps. Mas claro tendo que ‘emular real função, dano, trajetória, e etc. do Bumerangue’. hahahah…. nem eu super fã de gurps faria isso… gostei muito da forma que você colocou.
    Só mudaria uma coisa… em vez de vários testes eu faria um único teste com redutor para cada inimigo além do primeiro (não sei se isso funcionaria em Tormenta).

Os comentários estão desativados.