Iniciativa Tormenta RPG – Equipamentos Épicos

Quanto dano causa uma espada DESSE tamanho?

Fala, moçada! De volta com mais um post da Iniciativa Tormenta RPG. Dessa vez, trago armas e armaduras poderosas, apesar de nenhuma delas ser mágica…

Desde os meus tempos de RPG no videogame – Master System, SNES, Mega Drive e emuladores – eu sempre gostei do conceito do herói que começa fraquinho e vai evoluindo, assim como seu equipamento vai melhorando com o tempo. Ele começa com uma espada de madeira, ou uma espada curta, adquire depois uma espada longa… Esse conceito de “evolução do equipamento” existia desde o tempo do bom e velho Phantasy Star do Master, mas o que mais me cativou foram as armas do excelente Shining Force II, do Mega Drive. o Herói Bowie progredia através dos desafios estratégicos desse RPG, e suas armas ficavam cada vez mais poderosas e bacanas.

Infelizmente, o RPG de mesa geralmente não nos permite simular esse tipo de evolução, a não ser através das armas mágicas. Pensando nisso, misturei minhas ideias com equipamentos clássicos, armas do Tormenta RPG e do Arsenal do Aventureiro do D&D 4E… e bolei esses “Equipamentos Épicos”.

Longe de dar armas aos “powergamers”, a intenção é valorizar o visual das armas, a maneira como o Mestre e os jogadores imaginam “um arco que causa 1d10 de dano!”. Ele pode ser igual ao imenso arco de Ulisses, da Odisseia. A “Montante” pode ser a cobiçada espada de Willian Wallace, de “Coração Valente”, O “Cajado”, inpirado na arma de Gandalf, e por aí vai… Por isso, eu não recomendo a mistura desses equipamentos com poderes mágicos (pelo menos, não muitos), materiais especiais (como Adamante e Mitral) e principalmente, com tamanhos maiores (!!!).

Uma última coisa: Para as pessoas que acham que eu posto coisas absurdas e desequilibradas, saibam que eu uso TUDO o que coloco aqui nas minhas próprias aventuras. Acredito que o equilibrio quem faz é o mestre: Se ele não quiser, basta não permitir.

OK?

Sistema

Cada uma desses itens – inclusive a Armadura Dracônica e o Escudo Escama de Dragão –  necessita do gasto de um Talento para usá-los adequadamente. Trate as armas como se fossem armas Exóticas. A armadura e o escudo tem como pré requisito os talentos mais avançados da categoria – respectivamente, Usar Armaduras Pesadas e Usar Escudos.

Além do Talento, cada item tem um valor mínimo de algum atributo, necessário para que o usuário possa manejá-los sem problemas.

 

_______________________________________________________________________________________

Kukri

Preço Dano Crítico Peso Tipo
600 PO 1d6 19-20/x4 0,5 kg corte

O Kukri é um tipo de adaga com a lâmina curva, muito afiada e capaz de fazer grandes estragos. Diferente de uma adaga comum, ela não pode ser arremessada, mas seu acerto decisivo é um dos mais perigosos. É uma arma leve, e o talento Acuidade com Arma se aplica ao Kukri.

Mínimo: Destreza 17

Sabre

Preço Dano Crítico Peso Tipo
800 PO 1d8 18-20/x3 2,5 kg corte

Arma predileta das cavalarias modernas, o Sabre é uma evolução da Cimitarra, pelo menos para os ladinos e pessoas furtivas. Tem uma grande margem de ameaça, dano e multiplicador de decisivo superior, e também é uma arma leve. O talento Acuidade com Arma se aplica ao Sabre.

Mínimo: Destreza 20

Cajado

Preço Dano Crítico Peso Tipo
1000 PO 1d8 x2 3,0 kg esmagamento

Uma versão melhorada do bordão, o cajado é extremamente versátil: pode ser usado com uma mão (bem útil para magos que queiram usar varinhas!), com as duas mãos, como uma arma dupla, e com duas armas. Além disso, empunhar um cajado concede um bônus de +2 na Classe de Armadura, pois ele é feito especialmente para desviar golpes. Infelizmente, pelo seu tamanho e peso, o cajado não é considerado arma leve.

Mínimo: Inteligência 22

Malho

Preço Dano Crítico Peso Tipo
700 PO 1d12 x4 16,0 kg esmagamento

Essencialmente um martelo muito grande e pesado, o Malho é capaz de causar danos devastadores num acerto crítico, quebrando ossos pelo caminho. É uma arma de duas mãos.

Mínimo: Força 20

Montante

Preço Dano Crítico Peso Tipo
1200 PO 3d6 19-20/x2 18,0 kg corte

A maior espada já criada pela raça humana, é proibida em algumas guerras por seu poder devastador, que acaba causando danos em aliados se não for bem manejada. É uma arma de duas mãos.

Mínimo: Força 22

Arco Grande

Preço Dano Crítico Distância Peso Tipo
500 PO 1d10 x3 30m 3,0 kg perfuração

Essa poderosa arma de disparo combina o poder de fogo do Arco Longo (só que melhor), com a capacidade de destruição do Arco Composto, já que sua puxada extraordinária permite que se adicione o modificador de Força do usuário ao dano causado. É uma arma de duas mãos.

Mínimo: Força 20

Besta Colossal

Preço Dano Crítico Distância Peso Tipo
900 PO 2d8 19-20/x3 27m 14kg perfuração

A mais perigosa arma de disparo já concebida, tem grande dano e uma capacidade fenomenal de causar estragos, mas sua recarga requer uma ação completa. É uma arma de duas mãos.

Mínimo: Força 22

Armadura Dracônica

Preço Bônus na CA Bônus máx. de Destreza Pen. de perícias Peso
3000 PO +12 +0 -7 40,0 kg

Feita com escamas de dragão, a Armadura Dracônica é um prodígio de artesanato, feita com os melhores metais e ligas, tudo para criar a melhor proteção mundana criada por mãos humanas. Se a regra de falha de magia estiver sendo usada, assuma que a Armadura Dracônica tem 70% de chance de falha.

Mínimo: Força 18

Escudo Escama de Dragão

Preço Bônus na CA Bônus máx. de Destreza Pen. de perícias Peso
1000 PO +4 -4 15,0 kg

Criado com a mesma técnica da Armadura Dracônica, esse imenso escudo pode ser feito com várias escamas pequenas, ou com uma única escama bem grande. Utilizar esse escudo deixa a mão esquerda incapacitada de segurar qualquer outro objeto. Se a regra de falha de magia estiver sendo usada, assuma que o Escudo Escama de Dragão tem 30% de chance de falha.

Mínimo: Força 16

_________________________________________________________________

Até a próxima!

6 comentários sobre “Iniciativa Tormenta RPG – Equipamentos Épicos

  1. eu só achei os preços desbalanceados na sprimeiras armas.
    por exemplo
    Kukri
    Preço Dano Crítico Peso Tipo
    600 PO 1d6 19-20/x4 0,5 kg corte
    é pesa a metade do que a espada curta, mas em todo o resto é igual. E o critico é inferior ao da cimitarra, pesando 14 do seu peso.
    mas a espada curta custa 10TO e a cimitarra custa 15to. é um aumento de critico em 50%
    Reveja seus preços

      1. E quem lê meu blog não é obrigado a jogar DO JEITINHO que está escrito… pode mudar o que quiser, sem eu ser obrigado a mudar a minha visão; Pode até mesmo ignorar, alterar qualquer coisa sem minha permissão. Não produzo material oficial (ainda), então não tenho obrigação de seguir a cabeça de ninguém a não ser a minha mesma. E os leitores são encorajados a fazer o mesmo.

        Volte Sempre!

Os comentários estão desativados.