Iniciativa Tormenta RPG – Centauros

 

Achei essa imagem muito massa!

Voltamos com mais um post da Iniciativa Tormenta RPG, e dessa vez temos uma raça que possui  certa notoriedade no mundo de Arton, mas infelizmente ficou de fora do livro básico: Os Centauros.

As estatísticas estão de acordo com o que encontrei no livro básico, com algumas “liberdades poéticas” e um pouco de bom senso; Afinal, não queria dar +6 ou +8 na Força de uma raça que será usada pelos jogadores. Vale lembrar que isso é um trabalho de fã; Não é oficial, e você pode mudar o que quiser sem a minha permissão. Acredito que as regras oficiais para Centauros devem sair no iminente “Guia das Raças”, então, as regras desse futuro livro tem supremacia sobre essas.

Vamos lá!

_________________________________________________________________________________________

Centauros

O famigerado “povo-cavalo”, os centauros são uma raça ogulhosa e reclusa. Habitantes das florestas e prados, sua cultura baseia-se em fortes raízes tribais, e é bastante raro surgir um aventureiro entre eles, pois sua prioridade é a proteção de seus valores e estilo de vida. Ainda assim, um desses atuando como “cavalaria” em seu grupo, pode fazer a diferença.

Personalidade – Centauros tendem a confiar menos em qualquer um que não seja da região onde moram ou nasceram. Essa xenofobia não escolhe raça – um druida humano que mora na mesma floresta e melhor recebido do que um centauro do outro lado do mundo. Notório também é o seu medo de lugares altos (e sua incapacidade de chegar até eles).

Em seu habitat natural, leva um estilo de vida tribal, onde caçadores e xamãs governam a vila. As mulher tendem a ficar com o serviço doméstico e guarda dos filhotes, mas várias vezes uma centaura dedicada quebrou esse paradigma e desafiou todos os conceitos para assumir posições de liderança.

Aparência – Com o corpo equino e um torso humano onde deveria estar a cabeça do bicho, centauros causam certa estranheza em locais mais ortodoxos. Vestem com roupas apenas seu torso, mas costuma enfeitar o restante do corpo com belos atavios, principalmente em ocasiões importantes ou festivas.

Centauros são criaturas grandes. Sua altura pode variar até 2,30m, e seu comprimento costuma passar de dois metros. A pelagem do corpo geralmente acompanha a cor dos outros pelos do corpo, mas isso não é uma regra.

Relações – Como qualquer povo nascido e criado longe dos grandes centros urbanos, os centauros costumam confiar mais em elfos, meio-elfos e halflings (desses últimos, por não ter do que reclamar). Humanos em geral são considerados “xeretas” demais. Convivem muito pouco com anões, e ainda não sabem o que pensar de minotauros e lefou. Os qareen são respeitados por seu amor à magia e fascínio pela natureza, mas só isso. Odeiam os goblins (e tem uma rixa histórica com os kobolds!).

Tendência – Centauros não se intrometem no que não lhes diz respeito, e esperam a mesma atitude dos outros. Por isso eles tendem à neutralidade, embora indivíduos bons e maus despontem de tempos em tempos. Sua sede de liberdade não combina com a ordem; Caos e neutralidade são as éticas mais comuns entre centauros.

Terras dos Centauros – Florestas e planícies inexploradas são os locais preferidos da raça; muitas vilas de centauros permanecem intocadas até hoje, e volta e meia um grupo de exploradores incautos topa com uma delas no meio da mata. Apesar de muitas vezes seu território fazer parte de algum reino já estabelecido, eles consideram-se senhores absolutos da floresta onde vivem, e farão de tudo para provar.

Religião – A deusa da naturea é obviamente a mais venerada pelos centauros. Outros cultos podem variar de lugar para lugar; uma vila pacata poderia honrar a deusa da cura, ou a deusa da paz, enquanto os habitantes de uma zona de conflito oferecerão orações ao deus da guerra.

Nomes – Os nomes de centauros tendem a serem simples, com poucas sílabas, mas usando letras fortes como “R” e “T”. Exemplos: Odara, Ronan, Teinar, Ravin, Ataran, Chester.

Aventuras – Centauros aventureiros são bem raros. Na maior parte das vezes, uma busca pessoal (como uma vingança) é o maior motivador de um centauro. Isso quando a necessidade de união da raça não lhe negue o direito a se aventurar.

Traços Raciais

• +4 Força, +2 Constituição, -2 Destreza; Centauros são naturalmente mais fortes e resistentes, mas bem desajeitados;

• Tamanho grande; +4 em testes de manobras, -4 em testes de Furtividade, -1 na CA e nas jogadas de ataque. Devido ao seu tamanho, centauros são mais fáceis de atingir, e é mais complicado para eles acertarem criaturas menores. Em compensação, podem usar armas grandes (que causam mais danos). Armaduras custam o dobro do preço para centauros;

• Recebe gratuitamente a perícia Cavalgar, e quaisquer poderes, magias, Talentos, ataques ou manobras que afetem uma montaria, passam a afetar ao próprio centauro, seja a ação feita por ele ou contra ele. Exemplo: Se uma manobra derruba a montaria, o centauro é quem cai. Um centauro não realiza testes para se movimentar ou correr. Para todos os efeitos, um centauro é considerado “montado”, e não pode ser “desmontado” de nenhum modo;

• Todas as tentativas de Escalar sofrem redutor de -6;

• Centauros podem realizar um ataque com seus cascos (1d6 de dano por esmagamento). Podem inclusive  usá-lo em conjunto com outro ataque na rodada, mas ambos sofrem redutor de -4;

• Apesar de sua moblilidade, o galope de um centauro atrapalha sua estabilidade. Caso percorra mais do que 1,5m na rodada, seus ataques à distância sofrem redutor de -2. Além disso, caso sejam usuários de magia, devem ser bem sucedidos num teste de Vontade (CD 15+nível da magia) ao conjurar em movimento, ou a magia se perde e mesmo assim consome PM’s.

• Medo de altura: Caso precise subir qualquer altura superior a 3m (u se estiver a até 3m de uma queda dessa altua ou mais alta), um centauro sofre redutor de -4 em todas as jogadas e testes. ele também não pode realizar nenhuma ação que dependa de concentração, como desarmar armadilhas ou conjurar magias;

• Deslocamento 12m;

______________________________________________________________________________________

 

Em breve, vou postar uma ficha de um aventureiro Centauro feito com essas regras! Fui!