Iniciativa Tormenta RPG – Dax Danworth

Vamos começar mais uma série de posts da Iniciativa Tormenta RPG. Dessa vez, trazendo um personagem completo, com ficha e histórico, para você usar como personagem-jogador ou NPC.

Não uso o mundo de Arton em minhas campanhas, apesar de conhecê-lo bem. Por isso, decidi criar históricos baseados num mundo meio “genérico”, que pode ser facilmente transposto para quaisquer mundos de fantasia.

Adianto logo de cara que meus personagens costumam ter habilidades ou Talentos que não constam nos livros – como você verá na arma que o nosso amigo Dax utiliza – e que se você achar que não combina com sua campanha ou mesa de jogo, não se acanhe: mude o que precisar.

Sem mais, vamos ao guerreiro Dax:

______________________________________________________________________________________

Dax é o filho mais novo de Earlwine Danworth, que embora hoje seja um desconhecido, outrora ostentava o título de Alto Cavaleiro do Rei. De fato, os Danworth são uma família de lanceiros, onde a tradição de empunhar uma Haste Mortífera (ou “phierce”, numa antiga língua pagã e esquecida) em nome do rei, é passada de pai para filho através de gerações. Apesar de tudo, Dax teme ser o último de sua linhagem…

Com seu pai desaparecido depois da última Invasão Orc – onde o velho Earlwine foi chamado de “traidor” e “covarde” pelos que ficaram para defender a vila – restou a Dax apenas a arma feita por seu pai para ele, o filho caçula, já que o primogênito Dargan decidiu servir longe de casa, no exército do Rei, e utilizar “ao invés de lanças, aquelas nojentas e previsíveis espadas”, como dizia Earlwine.

“Phierce” é como são chamadas as lanças ancestrais forjadas pelos membros da família Danworth. Elas são armas anormalmente grandes e desajeitadas, mas possuem uma ponta que funciona como um “gauche”, aparando e desviando ataques. É afiadíssima, e o gume tem fio. É tradicionalmente empunhada pelo meio do logo cabo, com a ponta voltada para baixo. Por uma lado, limita o alcance da arma, mas por outro, permite que sejam desferidos golpes muito rápidos. Dax ouviu por muito tempo o pai dizer que era a “arma perfeita”, pois poderia atacar com uma lança (perfuração), cortar como uma espada (corte, com o gume), ou golpear como uma clava (contusão, com o cabo). Além disso, sua “gauche” ainda servia como defesa.

Atualmente, Dax busca provar ao seu rival Gellert (que por acaso, é o atual líder da vila no lugar do “covarde” Earlwine, e ainda por cima é o pai de sua amada Geline), que seu pai não é o traidor que todos afirmam ser. Para isso, conta apenas com a velha Phierce de Earlwine (ele não teve tempo de aprender a construir a sua, e teme que esse conhecimento esteja perdido), alguns mapas, seu parco conhecimento em Geografia e uma astrolábio antigo, que ele não sabe que está quebrado.

Além de sua coragem, é claro.

Ficha de Personagem – Dax Danworth

______________________________________________________________________________________

Sistema

A lança Phierce é uma arma tamanho grande – personagens médios sofrem redutor de -4 ao usá-la, ou -2 se tiverem o talento Empunhadura Poderosa. Contudo, devido a regras meio estranhas, não achei nada no livro que dissesse que uma lança desse tipo fornecesse maior alcance. Por isso, ela continua ameaçando somente os espaços adjacentes. Ela também fornece o Talento Esquiva (a ponta de “gauche”) enquanto estiver sendo empunhada.

A ficha de Dax tem esses dois Talentos, mas no caso dele, ele tem um Talento a mais: Assume-se que ele tem Empunhadura Poderosa e Esquiva pelo preço de UM talento; Em troca, recebe a desvantagem de só poder usá-los com uma arma específica (no caso, a Phierce); Caso contrário, ele perde AMBOS (ou seja, nem pode empunhar armas grandes, e ainda perde o bônus na CA).

Acho que isso equilibra as coisas.

Até a próxima!