Caravanas!

"Falta muito, capitão?"

Depois de um longo tempo sem artigos desse tipo (o primeiro e único foi o Feiras Medievais), decidi novamente abordar um pouco desse período que tanto influencia – ou não! – o RPG nosso de cada domingo.

Outro evento bem “medieval”, que sempre está presente nos RPG’s desse gênero, são as caravanas. Sejam elas encontradas pelos aventureiros ou acompanhadas e protegidas por eles, as caravanas são empregadas pelos povos de mundos fantásticos com (quase) os mesmos objetivos do mundo real: O comércio e transporte de informações, pessoas e bens.

A formação de uma caravana varia de acordo com a finalidade e local que ela pretende ultrapassar; Se você está num comboio que cruza a Terra dos Vales em Forgotten Realms, com certeza irá montado num forte cavalo de carga; Mas se o seu destino é a seca Ein Arris, no meio deserto, não vai querer trocar seu bom e velho camelo por nada!

Citando um blog de História qualquer:

…Junto às as caravanas, caminhando ao lado dos camelos nessas viagens que duravam meses e até mesmo anos, um número enorme de pessoas se movia. Eram comerciantes e mercadores das mais diversas procedências e nacionalidades, homens de guerra com seus exércitos, sacerdotes, exploradores, embaixadores e emissários, peregrinos religiosos, artistas…

Vejam que temos ao lado das caravanas personalidades que evocam classes e papéis de um RPG fantástico: homens de guerra (Guerreiros?), sacerdotes (Clérigos?), exploradores (Ladinos? Rangers?) embaixadores e emissários (Paladinos?) e artistas (Bardos?). Esses acompanhantes estavam ali para se beneficiar de uma coisa que a caravana com certeza atraía: Dinheiro!

Acredito que todo mestre já deve ter utilizado caravanas em suas campanhas, de uma forma ou de outra. Na verdade, uma das aventuras mais conhecidas no Brasil é a que vem no módulo básico de GURPS 3ª edição, publicado pela Devir em 1991, chamada “Caravana para Ein Arris”. Apesar de ser voltada para esse sistema genérico, a aventura é bem estruturada o suficiente para ser adaptada para QUALQUER jogo e QUALQUER cenário, com ganchos de vários tipos. Eu mesmo já a joguei trocando os camelos por motos planadoras de última geração!

Interessou? Então baixe a aventura AQUI. Ou então na aba DOWNLOADS.

Seja na forma de mercadorias exóticas que seriam vendidas do outro lado do continente ou como o pagamento feito pelos ricos mercadores aos guerreiros que as protegiam, as caravanas sempre tem moedas de ouro e aventuras de sobra, para todas as classes e personagens. Se o seu grupo não teve que enfrentar uma tempestade no deserto, prepare-se: Uma longa viagem pode aguardar vocês na próxima sessão de jogo!

Inté!

2 comentários sobre “Caravanas!

  1. As caravanas estão presentes em todos os períodos históricos e em praticamente todas as culturas. Até mesmo a bíblia mostra caravanas. Cada um com seu propósito o certo, já que dúvida sobre isso pode resultar na morte de todos. Como você falou: aventura de sobra para RPGistas. Quem tiver a oportunidade jogue a Carava na para Ein.. é realmente exelente.

Os comentários estão desativados.