Tormenta RPG: ORCS!

Orcs!

Conforme muitos já sabem, migrei de vez para o Tormenta RPG. Um livro básico acessível, ponderado, etc… bem, não vou entrar nessa questão; ela foi abordada exaustivamente no post mais popular do ZUADA!: Minhas impressões sobre o Tormenta RPG. Ponto.

E todos conhecem os pequenos motivos que me deixaram com uma “pulga atrás da orelha” sobre o livro, na mesma matéria (aliás, estive lendo a DragonSlayer #30 e percebi que ela TAMBÉM é escrita sem o Novo Acordo Ortográfico. O porquê, só os deuses sabem…). Um deles foi a pouca quantidade de monstros no livro básico. Mais ainda: Olhando com atenção você percebe que falta uma criatura imprescindível para uma boa aventura-clichê-cortar-cabeças: ORCS!

Sacanagem! Esqueceram os orcs? Logo eles, que fazem as aventuras mais movimentadas e os guerreiros felizes desde 1974? Seremos reduzidos a decapitar apenas kobold, goblins e hobgoblins?

Não tema! Faremos agora bom uso do excelente “Manual de Criação de Monstros” (disponível AQUI) e vamos dar vida a nosso adversário mais derrotado, seja sozinho ou em hordas de Sauron. Com vocês, Orcs para Tormenta RPG!

Conceito e Nome

Seguindo a receita do “Manual”, vamos definir o nosso Orc padrão de fantasia medieval. Aqui, não levarei em conta quaisquer características que os Orcs de Arton tenham, seja por questões de cenário ou de histórico (do tipo “Aliança Negra”).

“Conceito” pode ser definido como “criatura repugante que ameaça, mas não muito”. Não queremos aqui Super Orcs, e sim soldados rasos que façam os aventureiros suarem um pouco por causa da quantidade. O nome é esse mesmo: Orc.

Tipo de Criatura

Ele é um humanóide. Portanto, tem as seguintes características:

  • Pontos de vida: 3 por nível
  • Bônus base de Ataque: +3/4 por nível
  • Perícias: 2+mod. Int
  • Talentos: nenhum

Tamanho e Deslocamento

Como é um “Bípede Médio”, orcs tem Deslocamento 9m. E nenhum outro tipo de movimento. Seu alcance natural e espaço são iguais a outro personagem-jogador.

Valores de Habilidades

Aqui eu vou ser meio arbitrário; Darei a meu orc padrão os segintes atributos:

  • Força 16, Destreza 12, Constituição 15, Inteligência 8, Sabedoria 12 e Carisma 7

A Força reflete sua capacidade de combate, e a Sabedoria acima da média, os sentidos meio aguçados dessas criaturas. Elas são burras e feias, mas costumam ser atentas. Orcs treinados no uso de Arcos podem ter Destreza maior, pecando na Força ou Constituição.

Classe de Armadura e Armas Naturais

Orcs tem a pele grossa e calejada. Isso lhes concede uma CA +1. Apesar de muitos terem unhas grandes, presas ou garras, elas são curtas e frágeis demais para serem usadas como armas.

Nível

Faremos um Orc-padrão de Nível 2, apenas para termos um ND adequado. Ele não tem nenhuma habilidade especial, então seu ND será 1.

Finalizada, a ficha do nosso monstrinho clássico ficará assim:

_____________________________________________________________________________

Orc Guerreiro                  ND 1

Humanóide 2, médio, Caótico e Maligno

Iniciativa: +5

Sentidos: Percepção +5, visão no escuro

Classe de Armadura: 14

Pontos de Vida: 10

Resistências: Fort +3, Ref +2, Von+2

Deslocamento: 9m

Ataques Corpo-a-corpo: espada curta +3 (1d6 + 3, 19-20)

Ataques à distância: arco curto +2 (1d6, X3)

Habilidades: For 16, Des 12, Con 15, Int 8, Sab 12, Car 7

Perícias: Percepção e Iniciativa (veja acima)

Equipamentos: espada curta, arco curto, escudo, 20 flechas, couro batido

Tesouros: padrão

_____________________________________________________________________________

Orc Arqueiro                  ND 1

Humanóide 2, médio, Caótico e Maligno

Iniciativa: +6

Sentidos: Percepção +5, visão no escuro

Classe deArmadura: 15

Pontos de Vida: 10

Resistências: Fort +3, Ref +3, Von+2

Deslocamento: 9m

Ataques Corpo-a-corpo: espada curta +2 (1d6 + 3, 19-20)

Ataques à distância: arco curto +3 (1d6, X3)

Habilidades: For 12, Des 16, Con 15, Int 8, Sab 12, Car 7

Perícias: Percepção e Iniciativa (veja acima)

Equipamentos: espada curta, arco curto, 20 flechas, couro batido

Tesouros: padrão

_____________________________________________________________________________

É isso, moçada! Bons jogos!

6 comentários sobre “Tormenta RPG: ORCS!

  1. Ah!
    Yo eu queria saber se ainda saira o manual completo de HP ???

    Domo Arigatou !

    1. Domo, Rafa-san. Infelizmente, por motivos de minha mudança de estado, cidade e emprego, a maioria de meus projetos estão em stand-by. Entre eles, uma fanfic de Harry Potter, uma aventura de D&D 4E, dois podcasts e o Manual Completo. Tenho ainda a pretenção de lançá-lo, mas não saberei dizer quando. Espero que esteja se divertindo com o Fastplay. Estamos aí pra qualquer duvida. Qualquer coisa, manda um email, beleza? Abraços!

  2. eu sou primo do gustavo. nossos avôs eram irmãos. ou seja primo de 3° grau. nossa diferença de idades é de 1 ano. Somos amigos desde crianças.
    mas eu não tenho nada a haver com a jambô.

    1. Ok. Mas manda um abraço pra ele, de qualquer modo. fala que tem um fã de Tormenta RPG aqui! lol

Os comentários estão desativados.