Podcasts: 1ª quinzena de Abril/2010

Olá leitores e ouvintes! Estamos de volta com nossa análise quinzenal dos podcasts de RPG lançados no período! Dessa vez não tivemos tantos, mas os poucos que foram publicados vieram com qualidade acima da média! Senão, vejamos:

____________________________________________________________________________

O podcast do BEHOLDER NÃO TEM BUNDA abordou cenários de RPG em geral, passando pelo clássico Forgotten Realms e chegando até o denso Mundo das Trevas de Storyteller. Exceto pela qualidade do áudio que não está 100% ainda, um bom conteúdo. E não, não tirarei pontos pela ausência de DarkSun! Ótimo episódio, cinco ZUADAS! 

A galera do Novas Crônicas parece que voltou com a corda toda: Mais uma continuação de uma de  suas sagas, dessa vez, A Maldição dos Kelawea: Parte 03 – Jogos e traições. Faroeste Doidimais (by Tio Nitro).

O Rolando 20 deu um relaxo f… essa semana (palavras do próprio Anand!), mas nos presenteou com um episódio chamado Boteco, onde o Daniel e o Davi nos contam um pouco de suas estórias RPGísticas, on e off-game. Muito divertido, vale a pena conferir!

 

O Godmode, de Marcelo Dior e Paulo Antunes, saiu ainda em Março, mas ficou de fora do post anterior. Nesse podcast, eles falaram sobre os games mais difíceis que existem, e ainda povoam o sono (e os pesadelos!) da moçada.

 

Vozes da Terceira Terra aprontou com a galera no 1° de Abril, publicando a sessão Resenha, que falava sobre um hipotético lançamento de “The Sims RPG”. Afora as brincadeiras com os dados, que estava bem na cara que era mentira  (D14? D16? D30?), o restante foi muito bem feito, tanto que algumas pessoas caíram na pegadinha, pelo o que eu vi nos comentários. Uma pena que saiu do site, mas quem assina pelo iTunes e não ouviu, confira: episódio cara-de-pau!

 

Dia 2 saiu a Sessão correta, Remakes, falando sobre elementos reaproveitados em aventuras. A nota é três, pois acredito que houve certa confusão com os termos “remake” e “adaptação”, além de não cumprir completamente o prometido pela ideia central, na minha opinião. E no “vozes de fundo”, o Ivar acabou confundindo ainda mais, misturando remakes, spin-offs, continuações e adaptações.

Dumal é nome da Sessão #81, e aborda meios e modos de se jogar com personagens malignos. Um das sessões mais maduras do Vozes, e com certeza o tema ajudou. Nota cinco com louvor, pra redimir a sessão anterior.

E aos quarenta e cinco do segundo tempo, saiu a Sessão #82, sobre Trilhos, a incrível capacidade do mestre de guiar seus jogadores como gado. Nunca tinha ouvido a opinião de outras pessoas sobre o assunto, mas achei que faltou uma abordagem melhor no quesito como-não-fazer. Mesmo assim, é um podcast com dicas valiosas! Cinco!

 

Holodeck foi a brincadeira de Rafael Bezerra e Dbohr no dia da mentira. Mas diferente do VTT, o episódio trouxe fatos reais sobre os RPG´s de Star Trek, o que o torna uma fonte útil de informações. O Holocast que ficou no lugar chama-se A força é minha aliada, que trata sobre os aspectos dessa tradição no universo de Star Wars (e fora dele).

 

Tchelo Pascon põe em prática suas habilidades de biógrafo nesse “monocast” do RPG Planet, e deslinda um pouco da história de Mark Rein•Hagen (Pensei que ele diria o porquê da bolinha no nome do cidadão…). Pessoalmente, não gosto de monocasts, mas o formato “revista” do podcast ajuda a manter o interesse até o final. Mais uma nota cinco!

 

Pra terminar, o podcast mais verde do Brasil, o Goblincast, está de volta com um tema polêmico: Regras, quando usá-las e quando não usá-las. Uma pena que o podcast ainda não faça parte do TPKBrasil, pois com certeza teríamos boas e proveitosas discussões. A qualidade do áudio ainda não é a ideal, mas pela escolha do assunto e pelo excelente “Hora da XP” no final do episódio, são cinco ZUADAS!. Era isso o que vocês queriam?

____________________________________________________________________________

Então foi isso, galera! Quero apenas ressaltar que o excesso de notas cinco não é puxa-saquismo; Eu achei essa quinzena uma das mais proveitosas para os ouvintes de podcasts de RPG, por isso tantas notas altas. Isso é bom: Os podcasts estão cada vez melhores!

Não deixem de ouvir e comentar nos respectivos sites/blogs! Até a próxima!

4 comentários sobre “Podcasts: 1ª quinzena de Abril/2010

  1. Eu daria ZZ para a sessão 81 do VTT. Realmente enfiamos os pés pelas mãos com um tema tão pela tangente. Mas agora já descansamos o suficiente e estamos de volta com temas “grandes”.

    1. Eu achei corajosa a escolha do tema. Difícil abordar uma situação complexa como essa…

  2. Big, talvez seja apenas comigo, mas estou achando bem difícil de identificar a nota. Nunca sei se os Zuadas entram antes ou depois.

    Acho que o correto é aparecer antes, mas de repente repensa a forma de separar cada podcast e a nota para ficar bem claro.

    E valeu pela nota! Acho que Ep 05 foi acima da média mesmo, mas estamos nos esforçando para elevar o padrão.

    1. Também estou tendo dificuldades com isso, Rafael… Vou ter que arrumar isso de alguma forma… WordPress de graça é f…

      Estou sempre ligado em vocês! Obrigado pela visita!

Os comentários estão desativados.