Podcasts: 2ª quinzena de Março/2010

Saindo no último dia do mês e fechado um pouco antes, porque hoje é meu aniversário e resolvi tirar uma folguinha dos posts. Falaremos sobre os podcasts que saíram do dia 15 ao dia 30 (e não foram poucos!), com algumas notas e três estreias na coluna. Vamos à eles:

Cinco ZUADAS! para o Episódio #40 do Rolando 20, que fala sobre o Player’s Handbook 3, detalhando as raças e classes desse novo livro. Eu particularmente gostei, apesar da galera ter sentido falta das Hybrid Class. Mas o Anand já prometeu um podcast sobre o assunto.

 

A primeira estreia é o Novas Crônicas, com o sétimo episódio – Lâminas Inimigas: Parte 5, depois de mais de quatro meses sem podcasts. Espero que eles não passem mais tanto tempo sem publicar, o trabalho parece ser muito profissional, apesar de eu ainda não ter tido chance de avaliá-lo melhor. Não deixe de conferir!

 

Falando em profissionalismo, sugiro os podcasts paralelos da Terceira Terra – dessa vez, o Holocast sobre combates espaciais e o Godmode a respeito de games baseados em filmes. Esse último tem também um top 10 bem especial, não perca!

 

O Bazar do Bizarro veio com uma proposta no mínimo audaciosa: adaptar X-Men para D&D 4e! Apesar de eu não ter gostado pessoalmente do podcast, parece que a galera aprovou. Ouça e veja o que você acha. Aqui, com o assunto um tanto pontual e com a pequena perda de qualidade do áudio, são três ZUADAS!

 

Já o Vozes da Terceira Terra mandou MUITO bem. A sessão #78 teve como tema o LARP (ou live action, para os desavisados), e pensei muito em dar apenas quatro ZUADAS! pra esse, pois acho que o tema não combina com o podcast. No entanto, gostaria de ressaltar o excelente trabalho de pesquisa, acho que feito pelo Ivar. Muita informação! E muita informação leva cinco ZUADAS!. Toma aí!

 

A sessão #79 voltou para temas mais convencionais – ou nem tanto assim. Foi abordado o jogo solo – não, não é jogar com o Han Solo (como a piadinha da capa do podcast…), é quando o grupo é tão pequeno que temos apenas um mestre e um (ou dois) jogador(es). Queria dar quatro e meio, pois senti falta de algumas abordagens, mas como sou generoso, são cinco ZUADAS! pra esse também (como se isso valesse alguma coisa, haha…).

 

Mais um podcast muito engraçado, e agora com assunto: Monstros! O Goblincast #01 parece ter perdido um pouco de qualidade no áudio em relação ao anterior (talvez pelo fato de ter sido todo gravado via Skype), mas ganhou MUITO em conteúdo. Portanto, falem o que falar, mas o Goblincast veio pra ficar, com muito humor! Quatro ZUADAS!

 

E a segunda estreia não teve nota porque não vou advogar em causa própria, pois desse podcast eu participei! Conforme citado AQUI, fui convidado a participar do DFCast, e gostei bastante. Neste número, falamos sobre o livro do jogador 4E da Devir, e da quarta edição em geral. Ouçam e deixem comentários lá no site, os caras querem um feedback do que está bom, o que precisa melhorar, essas coisas… recomendo, está bem divertido!

 

Tio Nitro continua com seus podcasts dooooidimaaais, e dessa vez ele dá prosseguimento à interessante (e longa!) história do cenário Forgotten Realms, em seu Nitrocast Especial 07. Não ouvi todo ainda, mas pretendo baixar TODOS e usar como referência na minha campanha, já que é o mundo de RPG do qual eu mais gosto.

 

Outra estreia na coluna: o RPGPlanet, de Tchelo e Lina Pascon (dessa vez, juntamente com Vitão), ficou mais de um mês sem dar notícias, mas veio com um tema interessante, pouco abordado pelos podcasts que escuto: Os crimes que envolveram o RPG. Muito esclarecedor e dá uma excelente fonte de estudo pra quem precisa de argumentos para defender o hobby. Cinco ZUADAS! pela escolha do tema.

E pra terminar bem esse post, fica a dica: Se você é jogador, ou então um mestre que não entende seus jogadores, não deixe de ouvir o Jogador-Sonhador, que dessa vez aborda muitos aspectos dessa criatura estranha que é o jogador de RPG. É um podcast de alto nível e excelente gosto musical, mas pode cansar quem não está acostumado à podcasts com apenas uma pessoa falando. Minha nota? Quatro!

UFA! Tivemos mais de dez podcasts essa quinzena! Daqui a pouco, vou ter que fazer isso semanalmente, pro post não ficar tão grande…

É isso, galera! Escutem podcasts de RPG, comentem lá nos respectivos blogs/fóruns/comentários (para os destraídos, basta clicar na imagem do podcast…) e cobrem dos caras! Eles adoram isso, pois assim podem trazer material de qualidade cada vez maior!

Até abril!

9 comentários sobre “Podcasts: 2ª quinzena de Março/2010

  1. Iae Big… Melhor que Ir procurar, é encontrar tudo pronto pra ser encontrado num único blog…

    Bacana a idéia…

    E antes que eu me esqueça, parabéns… Bons ventos e boas rolagens pra vc, não só nesse ano, mas sempre.

    1. Ah, obrigado! Eu bolei essa ideia porque eu não tinha itunes, uaheuhauheuaaa…

      Aproveite! E não deixe de comentar nos blogs!

    1. Valeu, Marcelo! Fico feliz em saber que estou ajudando os podcasts de RPG de alguma maneira além de comentários…

      Abraços!

  2. Big, mais uma vez obrigado pela divulgação do Goblincast e aviso que haverá novidades no próximo, então aguardem…

  3. Muito obrigado pela referência ao Jogador-Sonhador!
    Pode ser um monocast🙂 mas já teve quatro entrevistas em Fevereiro e já estão mais algumas planeadas.

Os comentários estão desativados.