Novos usos para os Pontos de Ação

Duvido você fazer isso no Vampiro: A Máscara!

Primeiramente, quero esclarecer que tudo que é dito nesse post (como todo o blog) são apenas opções. Nada aqui passou por playtestes ou coisa do tipo, então, use com moderação.

Quando eu comecei a ouvir falar de D&D Quarta Edição, uma coisa me chamou atenção: os famigerados “Pontos de Ação”. Antes de entrar nos detalhes das regras, eu pensava em rever velhos conceitos de RPG´s que eu nunca joguei, como “DC Heroes”, ou do famigerado Tagmar e sua “Energia Heróica”, ou até do bom e velho “Street Fighter RPG” (de onde os designers da 4E roubaram o lance das cartinhas de poder… Ha! Descobri!)…

Mas acabei me deparando com um sistema mecânico, redondo, testado e… Sem sal. Tá, ganhar uma ação extra, quem não quer? Fica mais bacana ainda com os efeitos de classes específicas (como o Senhor da Guerra), ou de Trilhas Exemplares, mas mesmo assim, o sangue de mestre da “Escola Véia” pulsou mais forte, e passei uma noite de sábado queimando as pestanas pra colocar em palavras coisas que muito mestre por aí (inclusive esse que vos fala) já faz: O uso criativo de pontos de ação.

Sucesso Automático

Gastar um ponto de ação vai dar ao personagem um sucesso numa rolagem de dados, seja ela um simples ataque, um teste de perícia, ou um TR. Algumas ressalvas: Esse uso fica proibido em Desafios de Perícias e situações onde o sucesso é impossível, ou onde ele só é possível com um 20, à critério do mestre.

Efeito Boromir

O mestre pode permitir que um personagem escape da morte certa e combata mais um pouco antes de cair. Gastando um ponto de ação, o personagem recupera um valor igual ao seu valor de Pulso de Cura. Esse efeito só está disponível se o personagem não tiver mais nenhum Pulso restante.

Regra instantânea

Quer saltar para cima daquele crocodilo gigante que surgiu nos esgotos, cravando seu machado nas costas dele, mas não sabe se realiza um teste de agarrar ou de Acrobacia? Simples: Gaste um ponto de ação. Perfeito para jogos cinematográficos e mestres que tem preguiça de procurar a regra certa no livro…

 

É só! Digam como usariam os Pontos de Ação, e caso teste essas minhas loucuras, digam como foi!

Falou!

2 comentários sobre “Novos usos para os Pontos de Ação

  1. Big, também quero dar mais uso aos pontos de ação, como na 3E! Eles sempre foram queridos pelos meus jogadores. Anotei suas sugestões, e vou incorporar às minhas próprias regras da casa.

    Agora quanto ao sucesso, não seria bom adotar a mesma solução do tio Nitro e dar uma rolagem nova com +4 no teste (parecido com M&M) ao invés de sucesso automático?

    1. Que bom que gostou das sugestões!

      Bom, a sugestão do Tio Nitro é boua, mas é que o jogo dele é SEMPRE hardcore! Sucesso automático pros jogadores dele é mesmo que uma vitória, mas pros meus, que ainda estão se acostumando com o sistema, tá funfando bem… quem sabe depois eu mude isso, numa outra campanha?

      Abraços!

Os comentários estão desativados.