Equipamentos de Jogo, parte III: Fichas

Esse fui eu quem fiz!

Terceira parte da série sobre trecos indispensáveis para um jogo de RPG. Vamos discorrer hoje sobre fichas, tanto de jogadores quanto de monstros. Primeiramente, tenho que agradecer ao Daniel Anand e ao Davi Salles por esse post; Não seria feito sem as dicas do Rolando 20.

Com a 4ª edição do D&D, a tecnologia entrou de vez no RPG, até para quem não a usava antes; Eu nunca havia usado fichas em PDF até a terceira edição, mas agora… muita gente nunca fez uma ficha de D&D 4E à mão, e eu nunca tirei fotocopia da ficha que vem no Livro do Jogador: é bem mais fácil imprimir.

Então, pra quem não usa o Character Builder da WoTC (ou prefere uma ficha em português), o Rolando 20 disponibilizou uma excelente ficha autocompletável em PDF, feita pelo Thiago Russo “Tillian”. O link está AQUI.

Mas se você é um Mestre da “Escola Véia“, que não dispensa uma ficha feita a mão (e adora contar os pontos dos personagens, pra saber se alguém tentou roubar…), recomendo a ficha disponível no site da Devir: o link está AQUI.

E sobre monstros: O Anand costuma dizer que não leva mais livros para a mesa de jogo; apenas a aventura, o Escudo do Mestre, e as fichas dos monstros… mas como eu não tenho aquelas fichinhas bacanas que vem no D&D Miniatures (nem a grana para adquiri-las…), eu descobri uma coisa chamada FICHA PAUTADA:

 Essa invenção maravilhosa da humanidade veio me salvar de uma lordose. Copio à mão mesmo as estatísticas dos monstros que usarei na aventura (e mais dois ou três de reserva, afinal, nunca se sabe, né?) e abracadabra! Minha mochila fica MUITO mais leve!

Além disso é um ótimo local pra você escrever as estatísticas de um monstro inventado ou modificado por você; A ficha que aparece no começo desse post foi feita com as dicas do podcast #26 do (onipresente) Rolando 20, sobre criação de monstros. Obrigado mais uma vez, Anand e Davi!

Já era! No próximo post, vou dissertar sobre os marcadores que uso na mesa de jogo!

Inté!

VEJA TAMBÉM:

Parte I: Livros

Parte II: Dados

7 comentários sobre “Equipamentos de Jogo, parte III: Fichas

  1. Gostei muito dessa ideia das fichas para monstros!

    E isso me deu outra ideia: utilizar as fichas para itens mágicos, equipamentos e até quests!! Além da utilização óbvia para poderes!

    Excelente post!

    1. Fico feliz que tenha gostado, amigo. Eu costumo usar as fichas pautadas também para Quests e Desafios de perícias… funciona bastante bem!

      Apareça sempre! Abraços!

    1. Eu também! Por isso migrei do 3.5 pra 4E. Lembra o tamanho da ficha de monstros antigamente? Era uma página inteira!

Os comentários estão desativados.