A busca na biblioteca…

Apertem os cintos! A bibliotecária sumiu!
Apertem os cintos! A bibliotecária sumiu!

Sabe aquela vez em que os aventureiros precisam achar um livro em especial, perdido em meio à milhares de tomos antigos? Ou quando eles tem que recuperar algum conhecimento perdido numa biblioteca esquecida pelo tempo? Ou então precisam terminar a tarefa, a matéria está em algum lugar e a bibliotecária avisa: “Se vire! Você tem meia hora!”

Pois é. Aqui está minha primeira contribuição para o D&D Quarta Edição em Português, um desafio de perícias que vai envolver tanto os escolásticos e pesquisadores, quanto aquele Bárbaro brutamontes que não sabe escrever nem o nome…

Desafio de Perícias: A Biblioteca

Toneladas e toneladas de papiros, livros e pergaminhos se erguem entre vocês e o conhecimento procurado…

Preparação: Os personagens sabem que há um conhecimento importante perdido no meio daqueles escombros. Eles só tem que encontrar… 

Nível: Igual ao do grupo

Complexibilidade: 3 (requer 8 sucessos antes de 3 falhas)

Perícias primárias: Arcanismo, História e Percepção

Perícias secundárias: Intuição, Atletismo e Exploração

_______________________________________________________________________________

Arcanismo (CD Padrão): Procurar em tomos arcanos será imprescindível para vencer esse desafio

História (CD Padrão): Será que há algo de importante nos registros?

Percepção (CD Padrão): Olhos aguçados serão úteis para achar um livro interessante. O primeiro sucesso possibilita o uso da perícia Exploração.

Intuição (CD Fácil): Pegar um livro ao acaso também pode funcionar. Não conta como sucesso ou fracasso para o desafio, mas pode dar +2 de bônus ou -2 de penalidade para o próximo teste. Só pode ser usado uma vez, não importando o resultado.

Atletismo (CD Difícil): Às vezes, a força bruta pode ajudar a revelar livros ou esconderijos sob os escombros. Só pode ser usado uma vez, não importando o resultado.

Exploração (CD Difícil): Painéis secretos são muito utilizados pelos guardiões do conhecimento. Só pode ser usado depois de uma utilização bem-sucedida da perícia Percepção, e só pode ser usado uma vez, não importando o resultado.

______________________________________________________________________________

Sucesso: Os personagens encontram o que procuravam. Eles podem passar mais facilmente por um desafio futuro, resolvem um enigma secundário da aventura ou apenas economizam um tempo precioso. Além do XP conseguido, o mestre pode premiar um bom desepenho nesse desafio com algo relacionado à livros; Um pergaminho maneiro ou um Livro contendo um Ritual bacana vão satisfazer ainda mais os jogadores!

Fracasso: Os personagens desistem de procurar. Os esforços deles foram inúteis para achar a pista que procuravam, ou então ela não está ali. Como penalidade, o mestre pode tornar um encontro futuro mais perigoso, cobrar algumas peças de ouro pela informação que falta ou os personagens vão perder tempo procurando em outro local.

Um comentário sobre “A busca na biblioteca…

Os comentários estão desativados.