Guerra dos Tronos RPG: Os Deuses Antigos

ned stark

No mundo de Westeros, os personagens são na sua maioria, devotos de algum tipo de religião. E elas são muitas!

Diferente de mundos de RPG padrão, onde temos um (ou vários) panteões, mas todos seguindo o mesmo tipo básico de organização, na obra de Martin temos diferentes abordagens para os cultos religiosos. Desde politeísmo, monoteísmo, cultos da natureza… são vários, cada um com seu papel dentro da narrativa.

Mas uma religião que é pouco explorada além do primeiro livro, e que eu gosto muito, é o culto aos Deuses Antigos.

O QUE É

Com sua origem incerta, os adoradores mais antigos dessa religião são os lendários Filhos da Floresta, que dominaram toda Westeros há muitos anos atrás. Com a chegada dos Primeiros Homens, houve certa tensão entre essas duas facções, mas em pouco tempo os forasteiros passaram a adorar os deuses dos nativos. Foram os Primeiros Homens que adotaram a prática de construir Bosques Sagrados dentro dos muros dos castelos, enquanto os Filhos da Floresta continuaram adorando seus deuses na natureza.

Depois da chegada dos Ândalos, surgiu uma nova religião em Westeros: O Culto aos Sete. Embora nunca tenha tentado suprimir a religião já estabelecida no continente, o Culto aos Sete aos poucos tomou conta dos assentamentos dos homens. Os deuses dos Primeiros Homens e dos Filhos da Floresta passaram a ser conhecidos como os “Velhos Deuses”, em oposição aos “Novos Deuses”, ou simplesmente “A Fé”. E depois de muitos anos, apenas os Nortenhos ainda cultuam abertamente os Deuses Antigos.

COSTUMES

A religião dos Deuses Antigos é bem livre, não possui dogmas, sacerdotes, nem práticas rígidas. O único símbolo que a representa é a “Árvore-Coração”, um represeiro de casca branca e grandes folhas vermelho-sangue. Essas altas árvores tem, na sua maioria, rostos tristes esculpidos em sua casca, e os fiéis acreditam que tudo que é feito diante das Árvores-Coração pode ser visto pelos deuses.

O ritual exigido aos participantes dessa seita é compartilhar com os deuses seus momentos de júbilo ou aflição; Casamentos e Votos Sagrados são feitos diante de uma Árvore-Coração, e os fiéis costumam passar longos períodos meditando diante delas quando surge uma dúvida ou sentimento de culpa.

A maioria dos castelos, sejam eles no norte ou no sul, possuem “Bosques Sagrados”, grandes jardins interiores onde as Árvores-Coração podem ser encontradas, embora apenas no norte elas possuam os troncos entalhados. Enquanto para os adeptos dos Deuses Antigos o Bosque Sagrado é local de adoração e respeito, para as outras pessoas ele não passa de um jardim silencioso.

Pra lá da Muralha, onde os Ândalos nunca tiveram força, os Sete são completamente desconhecidos, fazendo com que o culto aos Deuses Antigos seja dominante entre os Selvagens, e tolerado pelos membros da Patrulha da Noite.

E no RPG?

No recém-publicado Guerra dos Tronos RPG da Jambô Editora, temos o benefício “Pio” na página 111. Ele permite que você invoque seus deuses uma vez por dia, concedendo +1D num teste. Isso simula sua devoção e sua rigidez espiritual, fornecendo um bônus para aqueles personagens que desejem interpretar melhor um servo dos deuses. Mas como vemos na descrição do benefício, ele serve pra qualquer uma das religiões de Westeros. Vamos complicar um pouquinho?

Pensei que, ao invés de “Pio”, poderíamos ter um benefício pra cada uma das religiões, que tal? E poderíamos fazer de forma que você poderia ter “Pio” e o novo benefício, ou só um deles, pra não pesar muito na criação do personagem e no gasto de Pontos de Destino.

Apresento então à vocês o novo Benefício…

QUALIDADE

Em breve terei posts sobre cada uma das principais crenças das Crônicas de Gelo e Fogo, com um Benefício específico para seus devotos!

Compartilhe suas ideias e descubra mais sobre esse jogo no nosso Grupo no Facebook!

Até a próxima!

About these ads

Um comentário em “Guerra dos Tronos RPG: Os Deuses Antigos

  1. Muito bom mesmo. Ficou melhor mesmo! E benefícios avançados podiam ampliar as possibilidades, Bigg!

Os comentários estão desativados.